Abertas as inscrições para cursos do Pronatec no Senai de Corumbá

Estão abertas as inscrições para os cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Corumbá. As atividades na cidade fazem parte de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo Federal, com apoio do Senai e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), instituições responsáveis pelos cursos. A coordenação está a cargo da Secretaria de Assistência Social e Cidadania.

 

As inscrições para esta primeira etapa dos cursos no Senai podem ser feitas nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da Prefeitura, e as aulas estão programadas para iniciar na primeira quinzena de março. A meta é capacitar 1,6 mil trabalhadores corumbaenses, propiciando maiores condições para concorrer a vagas no mercado de trabalho.

 

Estão sendo disponibilizadas vagas para quatro cursos profissionalizantes: Amostrador de Minérios, Soldador no Processo Eletrodo Revestido de Aço Carbono e de Aço Baixa Liga, Ajustador Mecânico e Eletricista de Industrial.

 

Para o curso de Amostrador de Minérios, os interessados devem ter idade mínima de 16 anos, ensino fundamental 2 (6º ao 9º ano). As inscrições estão abertas até o dia 1º de março, num total de 15 vagas. O curso será ministrado no período vespertino.

 

Para Soldador no Processo Eletrodo Revestido de Aço Carbono e de Aço Baixa Liga, os interessados devem ter idade mínima de 18 anos, 9º ano do ensino fundamental. As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de março. São 15 vagas e as aulas acontecerão no período matutino.

 

O curso de Ajustador Mecânico é direcionado para pessoas com idade mínima de 16 anos e 9º ano do ensino fundamental. Estão sendo disponibilizadas 15 vagas e as inscrições podem ser feitas até 1º de março. As aulas serão no período vespertino.

 

Já o curso de Eletricista de Industrial é direcionado a pessoas com idade mínima de 18 anos e o grau de instrução exigido é o 9º ano do ensino fundamental. Estão sendo disponibilizadas 15 vagas e as inscrições podem ser feitas até o dia 04 de março. O curso será ministrado no período vespertino.

 

Além destes quatro cursos, o Senai vai disponibilizar capacitações profissionais para as áreas de Auxiliar de Manutenção Predial, Beneficiador de Minérios, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Encanador Instalador Predial, Operador de Computador, Operador de Máquinas de Usinagem Convencional, Operador de Mina, Operador de Processos Químicos na Mineração, Pedreiro de Alvenaria, Pintor de Imóveis e Torneiro Mecânico.