Secretaria de Educação finaliza preparativos para início das aulas

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) está finalizando os preparativos para o início do ano letivo de 2013, previsto para o próximo dia 05 de fevereiro. Uma das primeiras providências para garantir a qualidade no atendimento aos alunos, foi a aquisição da merenda escolar. A alimentação será distribuída para todas as unidades escolares ainda no final do mês de janeiro.

A merenda escolar está cada dia mais variada e nutritiva em função da inclusão da agricultura familiar. Produtores locais fornecem uma grande variedade de alimentos que complementam o cardápio dos alunos, elaborado e acompanhado por uma nutricionista da Prefeitura. “Essa medida torna a escola um agente formador de bons hábitos, promovendo educação e saúde”, avaliou a secretária de Educação, Roseane Limoeiro Pires da Silva.

Os materiais de limpeza e higiene também já estão sendo entregues desde o último dia 28. Em 2012 a Prefeitura recolheu todas as carteiras quebradas ou danificadas para passarem por revitalização. Recuperadas, elas foram encaminhadas para as escolas que mais necessitavam. Além disso, oito unidades escolares receberam carteiras novas. O roçado no interior e entorno, obedece a um cronograma em desenvolvimento.

Outro foco da Prefeitura são os alunos das regiões de difícil acesso. Neste sentido, a Secretaria de Educação está concluindo a viabilização da documentação dos veículos terrestres (ônibus e micro-ônibus) e fluviais (lanchas), bem como a aquisição de peças, combustível e todas as demais providências necessárias ao bom funcionamento da frota do Município.

Para os alunos que necessitam do passe estudantil, a orientação é que os pais ou responsáveis procurem a unidade escolar ainda esta semana. Eles devem estar munidos com a documentação do estudante e um comprovante de residência em mãos para requerer o direito ao vale.

Obras e programas

As construções, ampliações e reformas executadas pela Prefeitura de Corumbá continuam ao longo de 2013. Entre elas está a construção de cinco Centros de Educação Infantil, que irão atender à demanda reprimida na Educação Infantil, segmento que tem crescido muito nos últimos anos. O Município também iniciou a construção da cozinha e refeitório na Escola Cássio Leite de Barros.

O Projovem Urbano, programa do Governo Federal que destina-se a promover a inclusão social dos jovens de 18 a 29, continua normalmente em janeiro. Os professores do programa passam por formação e capacitação pela equipe pedagógica responsável para melhor atender ao público contemplado. O Brasil Alfabetizado também já iniciou a formação de turmas para 2013.

As aulas terão início no dia 08 de março e terão a duração de oito meses, conforme prevê a metodologia do programa voltado para a superação do analfabetismo de jovens, adultos e idosos. A equipe da SEMED conclui esta semana o planejamento das formações iniciais em serviço de professores e funcionários da REME. Neste ano os profissionais de educação terão dois momentos distintos para se encontrar, refletir e discutir sobre sua prática:

No dia 01 de fevereiro (sexta-feira), nas unidades escolares, cada servidor participará em seu turno de trabalho da acolhida inicial, formação administrativa e elaboração do planejamento. Já no dia 04 de fevereiro (segunda-feira), todos os servidores da REME se reunirão no Auditório Salomão Baruki, a partir das 7h da manhã, onde terão o primeiro encontro com a Secretária de Educação, Roseane Limoeiro e o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte.

Na ocasião serão lançados oficialmente os grupos de estudos por área e série da REME, a consolidação do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa e a Especialização em Docência na Educação Infantil, uma parceria com o Ministério da Educação (MEC).  Além disso, os servidores também participarão de formação pedagógica por área de conhecimento. Esses encontros têm a finalidade de preparar os profissionais para iniciarem o ano letivo com entusiasmo continuá-lo com um bom desempenho.