Prefeito articula ações integradas de segurança pública na cidade

O prefeito Paulo Duarte reforçou a sua intenção de trabalhar de forma integrada pela segurança pública de Corumbá. Na manhã deste sábado (12) ele visitou as instalações da Base Comunitária de Segurança da Polícia Militar, localizada na região da Nova Corumbá, e se encontrou com o comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Waldir Ribeiro Acosta, e com o comandante da base do Departamento de Operações da Fronteira (DOF) na cidade, tenente João Paulo Chink.

 

A visita de Paulo foi marcada na sexta-feira, quando o prefeito recebeu em seu gabinete, o comandante do DOF do Mato Grosso do Sul, coronel Edilson Osnei Nazareth Duarte, que estava acompanhado do tenente João Paulo Chink. O chefe do executivo corumbaense aproveitou para conhecer as instalações da Base Comunitária de Segurança da PM, que atende também o Departamento de Operações da Fronteira.

 

O prefeito estava acompanhado do coordenador municipal de Segurança Pública, Fernando Jorge Castro de Lucena. Após conhecer a estrutura física do local, Paulo reafirmou a sua intenção de estabelecer parcerias com o setor de segurança pública, “independente do que não é de nossa responsabilidade. É uma área de extrema importância para Corumbá, e de nada adianta trabalhar para trazer turistas se não existe segurança”.

 

Um dos assuntos tratados foi a reativação de convênios com os setores da área, inclusive no que refere a manutenção da frota do 6º Batalhão de Polícia Militar. “Vamos procurar dar todas as condições para a segurança pública funcionar em nossa cidade. Vamos trabalhar de forma integrada e já estamos agendando um encontro, com a participação da Guarda Municipal, para que isto aconteça. Precisamos de melhorias e vamos trabalhar para isso”, enfatizou.

 

Duarte já se colocou à disposição do DOF na cidade, inclusive estabelecendo parcerias, via convênios, e disse que o mesmo acontecerá com a Polícia Militar. Já agendou um encontro na segunda à tarde com o comandante Waldir Acosta, para tratar desta questão. Além disso, durante viagem a Campo Grande, na quinta e sexta-feira da próxima semana, vai entregar ao secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Wantuir Jacini, uma série de reivindicações, inclusive no que se refere a aumento do efetivo.

 

Waldir Acosta e João Paulo Chink comentaram a intenção de Paulo e destacaram que ações em parcerias serão importantes para garantir a segurança na cidade. Waldir lembrou que, a partir da implantação da base comunitária, o número de ocorrências policiais reduziu sensivelmente. “Chegamos ficar 105 dias sem nenhuma ocorrência aqui”, revelou. E é reforçar esta atuação que pretende Paulo Duarte que anunciou seu total apoio na manutenção não só de veículos, mas também da estrutura da instituição militar.