Paulo participou da solenidade de troca de comando da 18ª Brigada

 

O prefeito Paulo Duarte, acompanhado da vice-prefeita Márcia Rolon e da primeira-dama e diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e do Patrimônio Histórico, Maria Clara Scardini, participou da cerimônia de troca de comando da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira Ricardo Franco, realizada no final da tarde da sexta-feira, 11 de janeiro. O general de brigada, Pedro Paulo de Mello Braga assume o comando que era exercido pelo também general de brigada Carlos dos Santos Sardinha.

 

 

Presidida pelo comandante Militar do Oeste, general de Exército, João Francisco Ferreira, a solenidade contou com a presença de autoridades civis, militares e religiosas. A secretária de Educação Roseane Limoeiro e a secretária de Saúde, Dinaci Ranzi também participaram da cerimônia.

 

 

O general Carlos Sardinha, que esteve desde 2011 à frente da unidade de Corumbá, foi transferido para São Paulo, onde vai atuar no Comando Militar do Sudeste. “ Saio daqui com o coração apertado e a vontade de ficar um pouco mais”, comentou o militar. “Gosto de dizer que o clima quente desta cidade é um pouco o fruto do calor humano das pessoas”, brincou.

 

O general de brigada, Pedro Paulo de Mello Braga veio da cidade do Rio de Janeiro e falou um pouco sobre a responsabilidade de prosseguir com o trabalho já desenvolvido pelo general Carlos Sardinha. “ Em todas as substituições, o Exército tem a grande particularidade em dar continuidade a tudo que a instituição pretende e cumpre dentro de sua missão constitucional”, observou o general. “Desejo que o comando possa manter o mesmo sentido e a mesma forma de amizade que sempre existiu com a cidade de Corumbá”, completou.

 

 

O prefeito Paulo Duarte destacou que em sua administração irá fortalecer todas as parcerias com os órgãos de segurança. “Já temos o Exército como um parceiro; vamos continuar e, na medida do possível, fortalecer ainda mais essa união” afirmou o prefeito Paulo Duarte ao final da cerimônia realizada no quartel do 17º Batalhão de Fronteira.

 

 

A 18ª Brigada

 

A 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira “Ricardo Franco” é a sucessora histórica do Comando Geral da Fronteira Sul da Capitania de Mato Grosso e dos outros comandos que estabeleceram e mantiveram os limites da fronteira Oeste do Brasil.

 

É composta pelo é composta pelo 47º Batalhão de Infantaria (Coxim-MS); 17º Batalhão de Fronteira (Corumbá-MS); 2ª Companhia Fronteira (Porto Murtinho-MS); 3ª Companhia de Fronteira e Forte Coimbra (Corumbá-MS) e pela Companhia de Comando da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira (Corumbá-MS). A denominação atual foi definida pelo decreto 92.170, de 18 de dezembro de 1985.