Paulo Duarte participa de ação de combate à dengue em Corumbá

O prefeito Paulo Duarte iniciou a sexta-feira (11) acompanhando pessoalmente os trabalhos de combate à dengue em Corumbá, desenvolvidos por agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde. Ao lado da secretária Dinaci Ranzi, ele visitou locais onde o último LIRAa (Levantamento de Índice Rápido de Infestação de Aedes aegypti) identificou focos de infestação do mosquito transmissor da doença, além de uma unidade de saúde, cujas instalações estão propícias para infestação da dengue.

 

“O primeiro lugar visitado foi justamente uma unidade de saúde nossa, porque o exemplo tem que partir da administração municipal”, observou Paulo, lembrando que todos os prédios públicos serão vistoriados, limpos, para que sejam eliminados possíveis focos da dengue. “A população deve se conscientizar de que é preciso manter os imóveis limpos, livres dos focos. Estamos pedindo a participação de todos e devemos dar exemplo, iniciando pelos próprios prédios públicos”, reforçou.

 

A unidade de saúde visitada foi a São Bartolomeu, no Bairro Nossa Senhora de Fátima. O prédio é alugado e conta tem uma piscina desativada, mas com água. A primeira sugestão foi esvaziar e providenciar a cobertura para evitar que voltasse encher com água de chuva. No entanto, a secretária de Saúde Dinaci Ranzi, sugeriu limpeza total da piscina e passar utilizar o local com um programa para idosos.

 

Disse que já iria solicitar ao Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), um projeto neste sentido. Mesmo assim, o prefeito determinou que a unidade seja notificada para que providencie a limpeza do local. “Temos que dar exemplo. Se o prédio esta em péssimas condições, o responsável também será notificado, a exemplo do que está ocorrendo em toda a cidade”, salientou.

 

Paulo informou ainda que, atendendo sugestão da secretária Dinaci, vai criar dentro da Saúde, a Gerência Operacional, órgão que ficará responsável pelas áreas públicas de saúde, como limpeza e controle de toda a estrutura física, manutenção de veículos, entre outros bens.

 

Aeroporto

 

Em seguida, Paulo Duarte acompanhou uma ação dos agentes de endemias no Bairro Aeroporto. O local visitado foi um estabelecimento que trabalha com reciclagem. O prefeito conversou bastante com a pessoa responsável, disse que é preciso que as normas sejam cumpridas para evitar problemas de saúde pública, mas foi interrompido quando um agente detectou larvas do mosquito em um pneu usado.

 

Durante a vistoria os agentes detectaram vários focos no interior do estabelecimento, larvas e alados do mosquito Aedes aegypti. Providências serão tomadas para eliminação desse foco em potencial de proliferação da dengue e de outras doenças, inclusive com um trabalho social com participação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.

 

Em outra visita, já no bairro Dom Bosco, o prefeito presenciou uma ação dos agentes que detectaram novos focos do mosquito em uma residência na Rua América. A informação é que, no mesmo endereço, foram detectados focos na segunda-feira, tratados e, nesta sexta, a equipe retornou e coletou novas larvas em um reservatório ao nível de solo e em uma tampa de lata localizada em um imóvel com vários tipos de materiais usados.

 

O prefeito conversou bastante com uma das moradoras da região, Marília Gonçalves, pediu maior participação de todos nesta luta contra a dengue. Ouviu também reclamações, principalmente sobre pessoas que jogam lixo em um terreno baldio ao lado. Paulo informou que o proprietário do imóvel será notificado e, se não providenciar a limpeza, a Prefeitura tomará as medidas cabíveis, inclusive com multas.