Paulo Duarte cobra comprometimento por uma saúde de qualidade

Uma saúde de qualidade. É o que deseja o prefeito Paulo Duarte que, nesta quarta-feira (02), em seu primeiro dia de governo, iniciou uma série de visitas às unidades mantidas pelo Município, para conhecer a realidade, identificar os problemas e adotar as medidas necessárias para melhoria dos serviços prestados à população corumbaense.

 

Após visitar bairros da parte alta da cidade no período da manhã, Paulo Duarte iniciou a tarde tratando de questões ligadas à saúde pública. Começou com uma reunião na Secretaria de Saúde com a secretária Dinaci Vieira Ranzi e parte da equipe, quando cobrou “comprometimento de todos” para prestar um serviço de qualidade à população.

 

O encontro com os servidores serviu para o prefeito cobrar comprometimento de toda equipe, firmar um compromisso em prol da população. Foi inclusive taxativo quando disse que não serão feitas “trocas sem necessidades” e que somente ocorrerão mudanças em áreas “que precisam ser mudadas”.

 

Informou que iria visitar todas as unidades ligadas ao Poder Executivo Municipal e que, nesta terça, iniciaria pelos setores da saúde, iniciando pelo Pronto Socorro Municipal, Laboratório e a Farmácia Central para conhecer a estrutura atual, funcionamento, além de identificar as ações que deverão ser executadas “a curto, médio e longo prazo”.

 

“Vou visitar todas as unidades, não só da saúde, mas também da educação e outras áreas da Prefeitura, para tomar decisões com conhecimento de causa. Manter o que estiver funcionando perfeitamente, mudar o que for necessário”, anunciou, para lembrar que as visitas serão “uma rotina” em sua administração, “durante os quatro anos”.

 

No Pronto Socorro, Paulo conversou com usuários do sistema e servidores. Buscou conhecer a atual estrutura, as principais necessidades para buscar soluções. Visitou todos os setores e uma das reivindicações foi a implantação de uma rede de gás interligada ao Hospital de Corumbá, feita pelo médico Rodholfo Costa Marques Pereira da Rosa, chefe do Núcleo de Urgência e Emergência da secretaria.

 

O prefeito lembrou o anuncio de R$ 7,4 milhões para reformas e ampliação de unidades de atendimento de saúde da cidade, feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. É que uma das estruturas que será atendida é justamente o Pronto Socorro. Pediu à secretária Dinaci para que acompanhe de perto a tramitação dos projetos.

 

Mudança

 

Paulo Duarte, na segunda visita da tarde, foi categórico ao afirmar que já havia orientado a secretária de Saúde, para buscar uma melhor estrutura e providenciar a mudança do Laboratório Central para um local mais adequado. Segundo ele, na antiga estação de transbordo não tem condições de abrigar unidades do setor de saúde pública. O local, antigamente, foi o mercado municipal da cidade.

 

Em relação ao Laboratório, a secretária Dinaci informou que já está em “contato com a Secretaria de Saúde do Estado, para efetuar a mudança para o prédio onde funciona o Hemonúcleo, ao lado do hospital”. Conforme ela, o importante neste primeiro momento é “conhecer a rede para atacar as principais necessidades, elencar as prioridades e trabalhar a curto, médio e longo prazo”.