Em noite de festa e praça cheia, Corumbá elege sua Corte de Momo

A Praça de Independência ficou lotada na noite deste sábado (26) para a escolha da Corte de Momo que vai comandar a folia do Carnaval Cultural de Corumbá. A festa começou pouco depois das 20 horas com a apresentação do grupo Afoxé Muzenza Pantaneira, uma mostra da cultura, ritmos e dança das religiões de matrizes africanas, características presentes também no cotidiano corumbaense.

 

Em seguida, alunos e instrutores da Oficina de Dança do Pantanal empolgaram o público com os passos e o colorido do Frevo, outro ritmo que faz parte da folia pantaneira. E foi a bateria da escola de samba Mocidade Independente da Nova Corumbá, atual campeã do Carnaval de Corumbá, quem colocou o público para sambar. A agremiação levou para a praça parte de sua bateria, o puxador Briguinha, passistas e seus principais casais de mestre-sala e porta-bandeiras.

 

Quando a personagem Maria Quitéria, interpretada pelo ator Arce Correia, subiu ao palco, a alegria explodiu de vez. Muita querida pelos corumbaenses, ela arrancou gritos de apoio e aplausos da multidão em sua performance inicial, quando se transformou de Rei Momo em Rainha, sempre com muito humor. E foi ela quem fez a apresentação dos candidatos e candidatas à Corte de Momo. Um a um, os concorrentes puderam mostrar aos foliões e aos jurados toda sua simpatia, alegria e gingado.

 

Depois de quatro horas de muita festa e animação, Douglas Vilalva de Oliveira, 27 anos, foi escolhido Rei Momo do Carnaval Cultural. “Esse é um ano muito bom, ano do 13 da sorte”, comentou o ganhador, que somou 224 pontos na avaliação da mesa julgadora. “Já fui Rei em 2011 e no passado perdi a coroa para uma pessoa muito especial, que vem disputando há muitos anos. Para esse ano me preparei bastante, procurei os ensaios das escolas de samba para manter o pique e contagiar o público”, continuou.

 

“Eu, Rei Momo Douglas, estarei com muita alegria, muita harmonia, calor humano e muito samba no pé para receber todos de braços abertos”, se comprometeu o folião. Douglas estará acompanhado das princesas Raiane Oliveira de Paula, segunda colocada com 294 pontos, e Nathalia Milene Felix Magalhães, terceira com 286, e da Rainha Darlene Cristina Silva de Figueiredo, grande ganhadora do concurso com 306 pontos.

 

“É muito bom. É uma coisa que esperei há muito tempo”, afirmou a jovem de 19 anos. Em 2012 ela compôs a corte como Rainha. “A diferença é que agora eu estou mais mulher. No ano passado eu ainda era meio criança”, avaliou Darlene. O recado dela para os corumbaenses e turistas que escolhem brincar o carnaval em Corumbá é simples e direto. “Se divirtam muito, bebam com moderação e usem camisinha”, alertou.

 

Ela recebeu a faixa de Rainha do prefeito Paulo Duarte, que destacou a participação da população na festa. “Quem faz o carnaval é o povo, por isso é uma festa popular! Em meu nome e no da primeira-dama, Maria Clara Scardini, declaro aberto o Carnaval Cultural 2013 de Corumbá! E que Deus abençoe a todos nós, corumbaenses, hoje e sempre”, afirmou, agradecendo também o envolvimento de toda a prefeitura, principalmente da Fundação de Cultura, na realização do Carnaval Cultural.

 

“O carnaval é um momento que movimenta a economia da cidade, mas também é alegria, confraternização e que movimenta a imaginação da nossa cidade”, complementou a diretora-presidente da Fundação de Turismo, Márcia Raquel Rolon. A coroação da Corte de Momo acontece no dia 07 de fevereiro, durante o tradicional Desfile de Fantasias do Corumbaense Futebol Clube.