Creche o Ano Todo inicia atendimento de 365 crianças em Corumbá

Iniciado na última quarta-feira (02), o programa Creche o Ano Todo, conhecido como Mãe Crecheira. É desenvolvido pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Educação, para atender mães que trabalham e não tem como quem deixar seus filhos durannte as férias escolares. O atendimento vai até o dia 31 de janeiro nas nove creches mantidas pelo Município e está atendendo 365 crianças de 0 a 3 anos.

 

A secretária Roseane Limoeiro, de Educação, explicou a importância do programa e a oportunidade que ele proporciona às mães que estão fora do mercado de trabalho. “Além de promover momentos de interação com as crianças, permite aumento da renda familiar e a participação de um processo educativo realizado com as crianças pertencentes à sua comunidade”, afirmou.

 

De acordo com o programa estabelecido pela Secretaria de Educação, todas as ações desenvolvidas nesse período são previamente planejadas pelos professores, juntamente com o coordenador pedagógico da creche. Cada equipe fica responsável para propor uma integração e realizar um planejamento de atividades que vão ao encontro das necessidades das crianças.

 

O programa Creche o Ano Todo prevê que cada mãe recebe uma bolsa auxílio no valor de um salário mínimo. Para ingressar no programa, a mãe precisa ter um filho estudando na creche, estar desempregada, ter disponibilidade de tempo e ter aptidão para cuidar de criança.

 

As creches que integram o programa são Inocência Cambará, no bairro Maria Leite; Maria Benvinda Rabello, no Jardim dos Estados; Rosa Josetti, no Generoso; Serv-Carmo, ligado à escola Professor Djalma Sampaio, no Aeroporto; Maria Candelária Pereira Leite, na escola Fernando de Barros, no Centro América; Catarina Anastácio, ligada ao Caic, no bairro Dom Bosco, e na creche Valódia Serra, na escola Tilma Fernandes Veiga, no bairro da Cervejaria.

 

Durante o programa, as crianças recebem o atendimento de acolhida, café da manhã, lanche, almoço, banho e janta. O funcionamento das instituições acontece no período das 07 às 17 horas. Cada instituição conta com dois professores atuando, além das mães crecheiras, este ano, num total de 63.