Assistência e Defesa Civil discutem ações emergenciais na cidade

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania e a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil estão planejando ações conjuntas, no atendimento à população corumbaense, em casos de situações emergenciais como ocorreu na noite de quarta para quinta-feira, em Corumbá. O assunto foi tratado em um encontro da secretária Andrea Cabral Ulle com o coordenador da Defesa, tenente Isaque do Nascimento, na quinta-feira (10), considerado importante para ampliar a parceria existente.

 

Segundo Andrea, o encontro foi uma oportunidade também para uma “troca de informações para que a nossa secretaria se prepare adequadamente para atender às necessidades da população”, observou. Ela destacou também que as ações de forma integradas seguem uma orientação do prefeito Paulo Duarte.

 

“Isto já aconteceu na noite de quarta-feira quando fomos acionados para atendimento à população, com cestas básicas, lonas e disponibilidade de um local para abrigarmos as famílias de forma emergencial, dentro daquilo que o prefeito deseja, que é a união de esforços dos órgãos públicos em prol da população”, disse Andrea. Isaque elogiou a ação imediata da Assistência Social e se disse otimista com a realização de um trabalho conjunto.

 

Andrea informou ainda que, além dessas ações emergenciais, a secretaria está se organizando para a continuidade das ações conjuntas nas regiões ribeirinhas e assentamentos de Corumbá, por meio dos Centros de Referência da Assistência Social itinerante e rural.

 

O assunto foi outro trema abordado no encontro que teve a participação de um dos agentes da Defesa Civil, Josinei Severino dos Santos, que atua na área. Segundo ele, esta parceria é fundamental para o bom desenvolvimento das atividades, evitando inclusive, a sobreposição de ações e concessão de benefícios eventuais sem um controle efetivo.

 

Este controle, conforme a secretária, será possível a partir da centralização de um cadastro único de famílias beneficiadas, evitando que a mesma família já atendida pela Defesa Civil, possa solicitar novo benefício em outra instituição, como na própria Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.