Noite da Seresta abre Semana da Consciência Negra em Corumbá

A Semana da Consciência Negra será aberta nesta sexta-feira (16) com uma Noite da Seresta em Corumbá. O evento está sendo organizado pela Prefeitura Municipal e acontece na Praça da Independência, a partir das 20 horas. O espetáculo vai reunir artistas de destaque na região pantaneira.

 

A programação este ano é bastante intensa e está sendo organizada pela Gerência de Promoção da Igualdade Racial, ligada à Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais, junto com o Conselho de Desenvolvimento e Defesa da Comunidade Negra (COMDDEN).

 

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695 e lembra a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro, em 1594.

 

Além da Noite da Seresta, a programação terá sequência no sábado (17), com uma “Rua de Cultura e Lazer”, que acontece na Rua Luiz Feitosa Rodrigues, nº 1877, a partir das 17 horas. No domingo (18), dia de Pôr do Som, a “Banda do Roxo” comandará uma grande festa, com a apresentação do 2º Concurso Beleza Negra Estudantil, às 17 horas.

 

Na segunda-feira (19) será realizada uma panfletagem na Praça da Independência, a partir das 9 horas. Já no dia 20, está programado o Torneio de Futsal “Zumbi dos Palmares”, na Quadra de Esportes Alameda Vulcano, a partir das 08 horas, e às 19 horas, uma missa afro na Capela Sagrado Coração de Jesus.