Estudantes comemoram dia do Rio Paraguai com atividade educativa

Os alunos da Escola Municipal Tilma Fernandes participaram de uma atividade de educação ambiental na manhã daquarta-feira (14), que marcou o Dia do Rio Paraguai, celebrado nesta data desde 2001. As turmas do 7º e 8º anos percorreram a orla portuária, da escola até o Porto Geral, e receberam informações sobre a importância da conservação do Rio Paraguai. A atividade foi organizada pela Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário da Prefeitura de Corumbá.

 

 A bióloga e coordenadora da ação, Fátima Seher, falou sobre a importância de celebrar  a data, sensibilizando os alunos para a necessidade de conservação do Rio Paraguai. “É um grande desafio, mas queremos que cada um seja cidadão responsável por um ambiente saudável, entendendo que a preservação depende da nossa atitude em nosso cotidiano”, ressaltou.

 

Durante a caminhada, os alunos apontaram os problemas detectados na região e debateram alternativas para melhorar a preservação do Rio Paraguai. “É importante preservarmos algo que é tão importante para nossa sobrevivência”, disse Bruna Gonçalves, 15 anos, aluna do 8º ano. “Eu quero explicar para as outras pessoas sobre a necessidade de cuidarmos de algo que é nosso, pois só assim teremos um ambiente melhor”, finalizou.

 

Para a educadora ambiental Lenir Alencar Peinado, a caminhada trouxe percepção aos alunos, proporcionando um novo olhar para a preservação ambiental. “Nossa meta é fazer com que eles se sintam parte do meio ambiente, sensibilizando cada um para a importância do nosso Rio Paraguai”, finalizou.

 

Terminando o trabalho de campo, os alunos seguiram para a Fundação O Boticário, onde, com auxílio de texto e desenhos, desenvolveram o trabalho “agentes ambientais”, uma forma de relatar um pouco do que aprenderam a partir da atividade de educação ambiental.