Parceria busca popularizar o livro e democratizar acesso à leitura

Popularizar o livro e democratizar o acesso à leitura. Esse é o objetivo da I Feira do Livro de Corumbá (FELIC), aberta na tarde de quarta-feira (01), no Moinho Cultural. O evento é promovido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Curso de Letras, em parceria com a Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, que pretendem divulgar a produção literária da região de Corumbá, Ladário e da fronteira Brasil-Bolívia.

 

 

“Esse evento nasce de um sonho. E o apoio da Prefeitura de Corumbá foi fundamental para a realização”, destacou a professora Elizabeth Maria Bilange, coordenadora do curso de Letras do Campus do Pantanal. “A parceria Universidade e Prefeitura se solidifica e se estabelece cada vez mais, fazendo com que toda comunidade tenha ganho”, completou.

 

 

O secretário de Educação Hélio de Lima destacou a importância do evento e a contribuição que traz à população. “Quem ler sonha e entende melhor a realidade da vida”, ressaltou. “A FELIC garante uma qualidade de vivência e conhecimento de mundo”, explicou.

 

 

Mobilizando a comunidade em torno da importância da leitura na sociedade, a feira está atraindo os olhares dos alunos da Reme para os livros, permitindo um maior contato com a literatura. “Eu amo ler e escrever poesias. E aqui têm muitos livros legais pra gente, principalmente os de histórias de princesas, o que eu mais gosto”, contou a aluna da escola Almirante Tamandaré, Evelin Santos, de 12 anos.

 

 

O evento, que segue até sábado, 04 de agosto, contará com atividades diárias, das 14 ás 21 horas.  Durante os encontros serão desenvolvidos recitais de poesia, sessões de contação de histórias, exposições de livros, oficinas de leitura, redação e interpretação de textos e performances teatrais e musicais destinados ao público infantil, juvenil e adulto.

 

 

O espaço conta com atividades de oficinas de libras, aulas de inglês para crianças, aulas de espanhol, apresentação de dança, exibição de filmes. O público que visitar a feira também poderá prestigiar o lançamento dos livros dos autores pantaneiros.