Servidores participam de curso sobre gramática e produção textual

Servidores da Prefeitura de Corumbá participam de um curso sobre Release, Gramática e Produção Textual. A capacitação foi iniciada quinta-feira (12) e vai até o dia 17 de julho. Está sendo ministrado pela Escola de Governo, como forma de preparar o desempenho dos funcionários que desenvolvem funções que exijam o uso de uma linguagem tecnicamente correta, objetiva e clara e, por consequência, que não estabeleça dúvidas.

A servidora Nely Ramon, que também é secretária do Conselho Municipal de Saúde, destacou a importância do curso no desempenho diário de suas funções. “Na área que estou atuando no momento, preciso redigir textos e trabalhar diretamente com o público. Por isso vejo a necessidade de ampliar os meus conhecimentos com a gramática”, disse Nely.

Dispostos a aprender como melhorar a parte da escrita e o melhor uso da língua portuguesa, os servidores têm demonstrado interesse em conhecer melhor às novas regras gramaticais. “O interesse deles com a nova ortografia tem sido grande e nós temos trabalhado dentro dos gêneros textuais que são inerentes a parte da comunicação oficial”, enfatizou a professora Roseane Limoeiro.

Durante os quatro dias de curso, os servidores aprenderão como utilizar conceitos teórico-práticos de gramática, recursos ortográficos e gramaticais na linguagem escrita, interpretação e contexto textual, no processo de significação das palavras e elaboração de textos com temáticas previamente escolhidas, fazendo a continuidade do tema.

Todo o trabalho será contextualizado por meio de material didático, exercícios individuais/grupo, exposição dialogada e recursos audiovisuais relacionados à realidade profissional dos participantes. Serão apresentados exercícios, que passarão por revisão, análise crítica, discussão e correção até a versão final.