Ribeirinhos do Passo do Lontra recebem habilitação náutica nesta 5ª

A Prefeitura de Corumbá e a Capitania Fluvial do Pantanal entregam nesta quinta-feira (26) a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) dos 32 ribeirinhos do Passo do Lontra que concluíram o Curso de Formação Aquaviária – Nível Especial (CFAq 3). A capacitação foi realizada na região em janeiro deste ano, graças a uma parceria do Executivo Municipal com a Marinha do Brasil.

 

Os documentos serão entregues na Base de Estudos do Pantanal, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a partir das 10 horas.Durante o curso, os ribeirinhos aprenderam noções sobre procedimentos emergenciais, de segurança e sobrevivência em embarcações e informações sobre a legislação vigente e sinalização náutica.

 

A capacitação buscou a regularização da situação dos aquaviários que atuam nos rios pantaneiros, seja no transporte de mercadorias ou na atividade turística. A iniciativa atendeu uma reivindicação dos próprios moradores da região, que precisam da Caderneta de Inscrição e Registro para trabalhar dentro da legalidade. O pedido foi feito pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.

 

A partir da iniciativa do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – Itinerante, foi possível levar capacitação e a possibilidade de profissionalização para as famílias da região. Além do curso, a equipe técnica do CRAS Itinerante realizou a atualização das informações das 35 famílias cadastradas no Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF).