Procon participa de treinamento para implementar a CIP Eletrônica

A Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor de Corumbá (Procon), órgão vinculado a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, participou na quarta-feira (04), de um curso de atualização do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), ministrado por representantes da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor do Mato Grosso do Sul.

 

O treinamento foi realizado na sede do Procon de Corumbá, e contou com a presença do gerente da instituição, advogado Alexandre do Carmo Taques Vasconcellos, e da assessora Jurídica do Procon, Manuela Ribeiro de Souza. “Essa atualização foi de suma importância para que possamos continuar prestando um serviço de qualidade e eficiência aos consumidores corumbaenses”, ressaltou Alexandre.

 

O curso serviu também para preparar a equipe visando a implementação da CIP Eletrônica (Carta de Informação Preliminar), uma notificação via internet dos fornecedores, ferramenta viabilizada pelo Sindec, que possibilita ao fornecedor acompanhar a reclamação via on-line, após seu cadastro junto ao Procon. A CIP Eletrônica permite celeridade, automação no procedimento, diminuição de custos e melhoria do atendimento no Procon.

 

A CIP Eletrônica agilizará ainda mais o atendimento e diminuirá o prazo de resposta da empresa fornecedora no caso de eventuais problemas como o produto ou serviços adquiridos. Esse novo procedimento permitirá ao consumidor ser informado por e-mail sobre a chegada da resposta à sua demanda no Procon. Além do que, a implantação da CIP eletrônica reduzirá custos para o Procon e também para o fornecedor.