Prefeitura vai implantar iluminação cênica na Praça da República

Valorizar o patrimônio histórico. É com este pensamento que a Prefeitura Municipal prepara execução de um projeto que vai permitir uma mudança radical na Praça da República, com reflexos nos prédios históricos existentes nas imediações, como a Casa de Cultura Luiz de Albuquerque, a Matriz Nossa Senhora da Candelária, além dos prédios da Polícia Federal, Capitania e dos Correios.

 

O resultado desse projeto poderá ser observado pela população corumbaense e turistas durante o período noturno. Ele prevê implantação de um sistema de iluminação cênica que vai permitir iluminar não só os equipamentos existentes no interior da praça, mas também as edificações históricas do entorno, que valorizam ainda mais a região.

 

O sistema, segundo o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, será semelhante ao executado na Praça da Independência, que permitiu uma transformação do visual da praça que está atraindo visitantes no período noturno. Observou que o mesmo acontecerá na Praça da República, um dos pontos históricos da cidade.

 

Foi nesta praça que ocorreu a batalha da retomada de Corumbá, durante a guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai em 13 de junho de 1867. Entre os atrativos, possui uma réplica do obelisco construído por Ramsés II, na Praça da Concórdia em Paris. Foi ali que a cidade foi inicialmente edificada.

 

O serviço será executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos. No local será investidos cerca de R$ 280 mil. Faz parte de um projeto que já possibilitou obras de urbanização no local como replantio de gramas, mudas de arvores nativas, pinturas, além de outras melhorias.