Novos servidores são capacitados para iniciar a carreira pública

Por uma gestão mais eficiente e eficaz, a Prefeitura iniciou nesta quinta-feira (19) um programa de capacitação voltado aos servidores recém aprovados em concursos públicos e que estão prestes a iniciar a carreira na administração pública. Durante dois dias, 176 novos funcionários, incluindo 102 professores, participam de uma capacitação no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez, um preparativo para iniciar suas novas atividades no Poder Público.

 

A capacitação está sendo ministrada em parceria com a Secretaria de Educação e Escola de Governo. E permiti transmitir para os novos funcionários a importância de ser um gestor no seu ambiente de trabalho, porém sem perder as responsabilidades legais que a constituição prega a cada um deles.

 

“Esse curso está me possibilitando esclarecer os pontos principais, falando de princípios. Ele vai me situar para que, a partir de agora, eu saiba como estou atuando”, disse o professor de História, Felipe Dartangan.

 

O encontro está possibilitando aos servidores conhecer o novo modelo da administração pública e os desafios que fazem parte dela, diariamente. “Nós estamos migrando daquela fase burocrática, fazendo o processo para uma administração gerencial voltada para gestão”, destacou a técnica da área de qualificação e formação dos servidores, Eveline Navarro. “Nós queremos que cada servidor público seja responsável por gerir o seu próprio trabalho, no intuito de alcançar a eficácia, resultados e inovações”, acrescentou.

 

Nesta tarde e amanhã, sexta-feira, todos os novos servidores terão a oportunidade de conhecer mais sobre legislação, o estatuto do servidor, controle dos órgãos, crimes na área penal, princípios legais, entre outros aspectos que norteiam a administração pública.

 

Participam do encontro 102 profissionais de educação (professores) que estão sendo empossados na pasta da Educação. Destes, 54 tomaram posse na segunda-feira (16), e outros 48 serão empossados no dia 26 de julho. São professores de Ciências Biológicas, de 1º ao 5º ano, de Artes – Ensino Fundamental, História, Educação Física, Língua Portuguesa e Espanhola, Língua Portuguesa e Inglesa, Matemática e Educação Infantil, e Geografia.

 

Os outros 74 são servidores aprovados no concurso e convocados para desenvolver funções como Técnicos de Atividades Institucionais I, na função de Assistente de Apoio Educacional; Agentes de Serviços Institucionais II na função de Agente de Apoio Educacional – Monitor de Ônibus; Agentes de Serviços Institucionais II, na função de Agente de Merenda; Agentes de Serviços Institucionais I, na função de Auxiliar de Apoio Educacional; Agentes de Serviços Institucionais I, na função de Auxiliar de Merenda, e Agentes de Serviços Operacionais II – motorista de veículos pesados (ônibus escolar).