Novos professores são empossados e Corumbá avança na educação

A Prefeitura de Corumbá está empossando nesta segunda-feira (16) os primeiros 54 professores aprovados no último concurso público, convocados pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira para reforçar o setor educacional a partir do segundo semestre. Agora, com os novos profissionais, o Município, além de pagar um salário 69,26% maior do que o previsto na Lei do Piso Nacional do Magistério, a partir de 1º de agosto vai também cumprir 1/3 da carga horária na chamada hora-atividade.

 

A posse está acontecendo no auditório do Paço Municipal e os novos professores foram recebidos pelo gerente administrativo Elvécio Zequeto, que fez uma explanação sobre a Rede Municipal de Ensino. Os 54 novos professores se juntarão a outros 48 convocados posteriormente e que tomam posse no final do mês.

 

A convocação dos novos professores permitiu a decisão da Prefeitura em regulamentar a hora-atividade dos Profissionais de Educação, previstas no Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Municipal, por meio do decreto nº 1.060, de 21 de junho. A partir do segundo semestre, os professores com carga horária de 40 horas semanais cumprirão 28 horas-aula e 12 horas-atividade. Para aqueles que cumprem 20 horas semanais, 14 horas serão dentro de sala de aula e 6 horas destinadas para atividade em sala de aula.

 

Estão sendo empossados professores para as áreas de Ciências Biológicas, de 1º ao 5º ano, de Artes – Ensino Fundamental, História, Educação Física, Língua Portuguesa e Espanhola, Língua Portuguesa e Inglesa, Matemática, Educação Infantil e Geografia.

 

Na semana passada, a Prefeitura deu posse a 16 Técnicos de Atividades Institucionais I, na função de Assistente de Apoio Educacional; 05 Agentes de Serviços Institucionais II na função de Agente de Apoio Educacional – Monitor de Ônibus; 10 Agentes de Serviços Institucionais II, na função de Agente de Merenda; 30 Agentes de Serviços Institucionais I, na função de Auxiliar de Apoio Educacional, e 10 Agentes de Serviços Institucionais I, na função de Auxiliar de Merenda.

 

Estes novos servidores vão participar nos dias 19 e 20 de julho, do curso ‘Início de Carreira na Administração Pública’, organizado pela Prefeitura por meio da Escola de Governo e Secretaria de Educação. A capacitação está programada para o Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá, no período das 08 às 11 horas e das 13 às 17 horas. A capacitação vai permitir acolher os novos educadores sociais e explicar a lógica da educação pública municipal.