No Dia Nacional do Bombeiro, Ruiter parabeniza militares do 3º GB

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) participou na tarde desta segunda-feira (2) da solenidade em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro. Na cerimônia realizada na Seção Contra Incêndio do Aeroporto Internacional da cidade, o chefe do Executivo municipal destacou a bravura dos bombeiros militares, enfatizando a importância da guarnição no socorro à comunidade.

 

“O bombeiro cumpre um papel muito importante em nossa sociedade, que é o de resguardar e preservar a vida humana. É um trabalho muitas vezes difícil, onde não é incomum o profissional colocar em risco sua própria integridade física para salvar um cidadão em perigo”, afirmou Ruiter. O prefeito ressaltou ainda a parceria que o Município tem com o 3º Grupamento, por meio do Serviço Móvel de Urgência (Samu).

 

“Hoje a Prefeitura mantém integralmente o Samu, que dá mais segurança e rapidez ao serviço de resgate no nosso município. São três ambulâncias equipadas com que há de mais moderno para esse tipo de serviço, além de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde preparados e capacitados para o atendimento de acidentados”, complementou Ruiter. 

 

“Temos um cunho fortemente comunitário, sem o qual não seria possível desempenhar nossa função”, afirmou o comandante do 3º Grupamento de Bombeiros, tenente-coronel Sidnei Ribeiro da Cruz, que agradeceu ao apoio recebido por toda a sociedade corumbaense e ladarense. Hoje o 3º GB tem um efetivo de 79 homens, duas viaturas de combate a incêndios, duas de resgate, duas lanchas e mais três ambulâncias que atendem ao Samu.

 

Os bombeiros são responsáveis pelo resgates de pessoas que correm risco de perder a vida, socorrem animais em situações difíceis; casos de asfixia, tentativa de suicídio, afogamentos e traumas em acidentes, desaparecimentos em florestas e matas, etc. Realizam a fiscalização em empresas, garantindo condições de primeiros atendimentos em caso de incêndios, onde as mesmas devem manter extintores cheios e oferecer equipamentos de segurança aos funcionários.