Homem do campo recebe equipamentos para ajudar na produção

A Prefeitura de Corumbá está atendendo os pequenos produtores rurais com novos equipamentos que serão utilizados no plantio da próxima safra e também na colheita, contribuindo para aumento da produção de alimentos e, consequentemente, da renda familiar. Foi o que informou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, destacando que o material entregue agora, vai reforçar as patrulhas mecanizadas já disponibilizadas aos produtores, como parte da agricultura familiar.

 

Desta vez foram entregues uma roçadeira de arrasto, uma semeadeira a lanço, 10 semeadeiras de tração animal, além de uma batedeira de cereal. O chefe do executivo corumbaense informou que os novos equipamentos estão sendo integrados às patrulhas mecanizadas disponibilizadas aos pequenos produtores dos assentamentos Taquaral, Tamarineiro, Paiolzinho e também do assentamento São Gabriel (uma semeadeira de tração animal).

 

Os novos equipamentos foram adquiridos com recursos do Governo Federal, oriundos do Orçamento Geral da União, disponibilizado por meio do Projeto de Desenvolvimento do Setor Agropecuário (Prodesa) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com contrapartida do Município.

 

O secretário Pedro Paulo Marinho de Barros, de Desenvolvimento Sustentável, comentou que este reforço às patrulhas mecanizadas, vai contribuir em muito para aumento da produção nas propriedades rurais. Argumentou que, dessa forma, a Prefeitura está proporcionando maior assistência aos produtores na preparação do solo para o próximo plantio, que começa entre os meses de agosto e setembro.

 

Os equipamentos serão úteis também na continuidade dos programas desenvolvidos pela Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário (Funterra), que é responsável direto pelas patrulhas mecanizadas já existentes nos assentamentos e que contam com tratores, complementados com diversos equipamentos como grades aradora e niveladora de arrasto, roçadeira de arrasto, plataforma agrícola, arado fixo, carreta agrícola e ensiladeira/colhedeira de forragem.

 

A diretora-presidente da Funterra, Luciene Deová, comenta que a entrega dos novos equipamentos faz parte de uma ação que vêm sendo desenvolvido no meio rural, com vista ao fomento da agricultura familiar. Conforme ela, este reforço vai possibilitar mais agilidade nas atividades de agricultura e pecuária de Corumbá, não só no plantio da próxima safra, mas também na alimentação do gado, contribuindo para aumento da produção de leite na região.

 

Luciene observa que a utilização dos equipamentos é em parceria e que é seguindo um cronograma de uso da patrulha, “para que cada produtor possa ser atendido da melhor maneira possível”, ressaltou.