Corumbá sedia encontro sobre odontologia e recebe prêmio nacional

Corumbá está sediando a V Jornada Ondontológica, evento que está oportunizando troca de experiências por parte de todos os profissionais que atuam no setor de saúde bucal. O encontro acontece no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez, e está reunindo autoridades de renome nacional, como os presidentes do Conselho Federal de Odontologia, Ailton Diogo Morilhas Rodrigues, e do Conselho Regional, Francisco Carlos Grilo, entre outros. Nesta sexta (20), o destaque fica por conta da entrega do prêmio Brasil Sorridente, conquistado por Corumbá.

 

O encontro é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, com apoio do Conselho Regional de Odontologia, tendo na coordenação geral o setor de Saúde Bucal da administração municipal. Este primeiro dia está sendo marcado por palestras voltadas para cirurgiões dentistas e para técnicos e auxiliares de saúde bucal, além de estudantes.

 

O coordenador geral de Saúde Bucal, Zacaria Omar, afirmou que o encontro é uma oportunidade para todos os profissionais da área agregar conhecimento técnico e científico, visando uma melhor assistência odontológica na região, além de promover a capacitação e valorização profissional, para uma prestação de serviços qualificados à população corumbaense.

 

Durante a abertura o presidente do Conselho Federal, Ailton Diogo Morilhas Rodrigues, elogiou a realização, afirmando que já “é um sucesso”, referindo-se ao número de participantes, inclusive da Bolívia. Disse que fez questão de estar presente nesta quinta edição, para celebrar o prêmio Brasil Sorridente conquistado por Corumbá.

 

Elogiou a presença dos palestrantes e várias regiões do País, e que “Corumbá merece tudo isso pelo trabalho que fez”, disse, referindo-se ao programa de saúde bucal desenvolvido nos últimos anos que culminou com a conquista do prêmio nacional que será entregue no final do encontro. “O mérito é de todos”, observou, elogiando a equipe e o coordenador geral de Saúde Bucal, Zacaria Omar.

 

“Corumbá nunca esteve em um momento tão bom como está agora. A cidade investiu muito em saúde bucal. São coisas boas que devem continuar. As coisas ruins temos que ajustar”, ressaltou.

 

O presidente do Conselho Regional, Francisco Carlos Grilo, também elogiou a conquista nacional. “Tenho certeza de que a jornada será um sucesso pelo nível da odontologia de Corumbá”, destacou, ressaltando que a presença do presidente do Conselho Federal e dos palestrantes presentes, mostra que o evento está sendo muito bem prestigiado.

 

Palestras

 

Após a abertura, duas palestras foram ministradas aos presentes. A primeira sobre ‘Emergência Endodonticas’, com o professor Celso Kenjy, destinada a cirurgiões dentistas, e ‘Biosegurança’, com o professor Henrique Komyama, para auxiliares e técnicos de saúde bucal.

 

Nesta sexta mais palestras estão programadas. Uma delas será sobre ‘Restaurações estéticas diretas no dia a dia – Estratificando as resinas atuais com simplicidade’, com o professor Rafael Beolchi, no período das 08 às 12 e das 14 às 16 horas, para cirurgiões dentistas; ‘Relacionamento – a chave do sucesso’, com a professora Maria Lucia Z. Varelis, das 08 às 12 horas, e ‘Administração de Consultório Dentário’, com o professor Henrique Komyama, das 14 às 18 horas, para auxiliares e técnicos em saúde bucal. Ainda para cirurgiões dentistas, a programação prevê uma palestra, seguida de debate sobre ‘Hipnose’, com o professor Dorileo Barreto da Costa, das 16 às 18 horas.

 

O encerramento acontece a partir das 20h30 quando Corumbá receberá um gabinete odontológico do Conselho Federal de Odontologia e da empresa Dabi Atlante, por ter conquistado o prêmio Brasil Sorridente.