Abertas inscrições para processo de seleção de Conselheiro Tutelar

Interessados em participar do processo de seleção de candidatos a Conselheiros Tutelares de Corumbá têm prazo até o dia 08 de agosto para se inscrever na sede do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, localizado na Rua Antonio Maria, 1000, centro, no período das 07 às 11 horas e das 13 às 17 horas. É o que informa o presidente da Comissão Eleitoral, Luciano Cruz Souza, observando que os novos membros devem assumir os cargos em 03 de janeiro de 2013.

 

O processo de seleção acontece em quatro etapas. A primeira delas, conforme Luciano, começou na segunda-feira, com as inscrições. A segunda, eliminatória, será a avaliação de conhecimentos, mediante a aplicação de uma prova objetiva abrangendo os seguintes conteúdos: conhecimentos sobre o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e suas alterações, Língua Portuguesa e Informática.

 

A aplicação da prova será no dia 25 de agosto, a partir das 08 horas, no auditório da Prefeitura Municipal. Todos os candidatos devem se apresentar com 30 minutos de antecedência. Os portões serão fechados as 07h50. Estarão classificados para o curso introdutório, aquelas pessoas que obtiverem nota igual ou superior a 6,0.

 

A terceira etapa, também eliminatória, será o curso introdutório com avaliação escrita das disciplinas ministradas (ética no serviço público, redação oficial, Programas e serviços, legislações suplementares). O curso acontece no período de 10 a 14 de setembro, no auditório da Prefeitura Municipal, no horário das 08 às 11 horas e das 14 às 17 horas.

 

A prova do curso introdutório será realizada em 15 de setembro, a partir das 08 horas, também no auditório do Paço Municipal. Todos deverão se apresentar com 30 minutos de antecedência. Os portões serão fechados as 07h50min. Se classificam para a última fase, os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 6,0.

 

A quarta etapa será o processo eleitoral realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, fiscalizado pelo Ministério Público do Estado do Mato Grosso do Sul. As eleições acontecem em 20 de outubro, a partir das 08 horas, na Casa dos Conselhos, localizada na Rua Antonio Maria Coelho, 1.000, no centro.

 

Serão eleitos cinco conselheiros tutelares, com seus respectivos suplentes, por ordem de classificação, com mandato de três anos, permitida uma única recondução consecutiva. Terão direito a voto os representantes de entidades governamentais e não governamentais de atendimento a criança e adolescente no município.

 

A Comissão Eleitoral responsável pelos trabalhos é integrada por Luciano Cruz Souza, Evanancy Soares de Alcântara e Luciene da Costa Cunha, membros do CMDCA.