Turismóloga lança livro que retrata o Arraial do Banho de São João

Lançado na noite de terça-feira (19) o livro “Deus te salve João Batista! Uma contribuição sobre o Banho de São João de Corumbá”, da escritora e turismóloga Hèléne Marie Dias Fernandes. O evento, que aconteceu no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez, integrou as celebrações do Arraial do Banho de São João que movimentará a cidade no próximo sábado, dia 23 de junho.

 

O Superintendente de Turismo de Corumbá, Sandro Assef, destacou a iniciativa da escritora Hèléne Marie. Na opinião dele, será uma grande contribuição ao “Banho de São João que ficará perpetuado para posteridade. Vai estar nas prateleiras das bibliotecas, nas casas das pessoas de Corumbá, do Mato Grosso do Sul,  algo que se estenderá em âmbito nacional”,  afirmou Sandro.

 

Representando o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), o Secretário Municipal de Educação, Hélio de Lima, enfatizou a importância da contribuição do livro ao meio estudantil. “É importante guardamos isso na nossa alma, no nosso consciente. É algo de grande importância e que também vai compor as bibliotecas do Município de Corumbá, enriquecendo ainda mais o conhecimento cultural dos nossos alunos”, completou.

 

O livro conta com patrocínio do Fundo de Investimento Cultural (FIC). Trata-se de uma importante contribuição para a conservação da memória coletiva e reconhecimento de uma das maiores manifestações populares do Brasil, com ocorrência única em Corumbá pelo sincretismo que envolve as pessoas e o fato do batismo do santo nas águas do Rio Paraguai.

 

Livro

 

A publicação será distribuída gratuitamente nas escolas de Corumbá e Ladário, universidades, comunidades festeiras, órgãos públicos e ainda aos espaços culturais de Mato Grosso do Sul. O site (www.marieconsultoria.com.br), também em três idiomas, permite postar fotos, histórias vivenciadas e cadastro de festeiros para compor o banco de dados.