Ruiter: heróis resgataram soberania, tradição e cultura da região

“Hoje celebramos duas datas emblemáticas, importantes e que merecem ser comemoradas. Datas que tem um valor histórico importante para nossa tradição, que fala de nossa cultura e do resgate de nossa soberania”. Assim o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) ressaltou a importância dos 145 anos da Retomada de Corumbá e dos 66 anos da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira – Brigada Ricardo Franco, comemorados nesta sexta-feira (15).

 

Para Ruiter, o coronel Ricardo Franco de Almeida Serra e o Marechal Antônio Maria Coelho foram “dois heróis que, em tempos distintos, marcaram época com seus atos de bravura”. Durante a solenidade, o chefe do Executivo corumbaense, ao lado do general-de-brigada Carlos dos Santos Sardinha, comandante da 18ª Brigada, e José de Oliveira Belo Serra Neto, penta neto do coronel Ricardo Franco, depositaram flores em frente a imagem do militar que empresta o nome para a instituição militar.

 

O mesmo foi realizado na estátua do Marechal Antônio Maria Coelho. Mensagens alusivas às datas também foram lidas pelos militares. “Na Retomada de Corumbá, os brasileiros lutaram pela defesa de sua pátria. Rendemos sinceras homenagens aos bravos homens de Antônio Maria Coelho. Temos gratidão pelo grande feito histórico desses homens”, destacou o comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira.

 

A cerimônia ainda teve a entrega dos diplomas de Amigos da brigada, oferecidos à 16 membros da sociedade civil e militar. No Circulo Militar de Corumbá, foi inaugurada a galeria de imagens da 18ª Brigada e a apresentação do vídeo institucional da instituição militar, que destaca o trabalho desenvolvido pelo Exército Brasileiro nesta região de fronteira.

 

“Além de salvaguardar e lutar pela soberania, o Exército hoje ampliou seu leque de ações. Ele nos auxilia muito em várias questões que refletem na melhoria de vida da nossa população, em especial na saúde, na segurança e no atendimento à população ribeirinha. Hoje é fundamental a parceria com o Exército Brasileiro para que possamos aprimorar e aprofundar as nossas ações sociais do município”, completou o prefeito de Corumbá.