Projovem favorece capacitação e formação cidadã, diz Ruiter

Durante a aula inaugural do Projovem Urbano, realizada nesta segunda-feira (18) no Centro de Convenções do Pantanal, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) destacou a importância do programa para toda a sociedade, principalmente para os jovens entre 18 e 29 anos, público alvo da iniciativa. Em seu discurso, o chefe do Executivo corumbaense pediu empenho dos alunos e lembrou que esse é um passo fundamental para um futuro de mais oportunidades e justiça social.

 

“O mais importante hoje é vocês entenderem que esse programa é de oportunidades, que vai propiciar para vocês que estão vindo aqui se qualificarem, se formar, ter uma educação no nível exigido pela nossa Legislação e ainda, acima de tudo, dentro do arco da educação, terem instruções profissionalizantes que vocês poderão utilizar para a carreira de vocês”, afirmou o prefeito.

 

“Empresas da região vão abrir creches e precisarão de profissionais que tenham esses cursos que vocês estarão fazendo. Mas acima de tudo, o importante é que quando vocês começam a estudar, se profissionalizar, esse já é um primeiro passo. Não significa que vão parar aqui, pelo contrário. Através desse passo inicial vocês darão uma longa caminhada na vida. Esse vai ser só o primeiro degrau, o primeiro chamamento, e por isso, também o mais difícil”, complementou.

 

O prefeito lembrou ainda da lista de espera, que tem quase a mesma quantidade de alunos inscritos nesta etapa do programa. “Vocês têm que resistir. São 200 vagas e temos outras 153 pessoas que também se inscreveram e queriam ter a oportunidade de vocês estão tendo. É importante que façam uma reflexão sobre isso, que agarrem essa oportunidade para, lá na frente, brigarem no mercado de trabalho com maior qualificação”.

 

Ruiter enfatizou também a importância do Projovem Urbano para toda a sociedade corumbaense. “Para essa oportunidade que o Poder Público está dando é fundamental que vocês também, junto com a gente, façam esse compromisso de melhorar nossa qualificação e a sociedade em que vivemos e assim se tornarem participantes de uma sociedade mais democrática, participativa e acima de tudo, com mais justiça social”, completou o prefeito de Corumbá.