Prefeitura constrói quatro Centros de Educação Infantil na cidade

A Prefeitura de Corumbá está implantando mais quatro Centros de Educação Infantil que vai permitir a partir de 2013, abertura de mais de mil vagas para crianças em idade de creche e pré-escola. Os novos empreendimentos estão sendo edificados nos bairros da Nova Corumbá, Guató, Vitória Régia (já em construção) e Maria Leite.

 

As obras fazem parte de um projeto do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) voltado para atendimento das crianças em idade de creche e pré-escola, garantindo um espaço confortável para as mães deixarem seus filhos enquanto trabalham. As quatro unidades fazem parte de uma parceria da Prefeitura com o Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento.

 

Das quatro unidades, três já estão sendo executadas pelo Município. A do Bairro Guató, que vai atender os novos moradores do conjunto habitacional do PAC Casa Nova, que está garantindo moradia digna para 800 famílias, além das pessoas que já residem no entorno. Outra em implantação é da Nova Corumbá que vai atender também famílias do Guarani e Kadwéus.

 

A terceira iniciada pela administração municipal foi a do conjunto Vitória Régia que vai atender moradores do conjunto Camalote e parte do Bairro Cristo Redentor. Já a quarta unidade será implantada no Bairro Maria Leite, na região leste, na divisa com Ladário, na entrada da cidade.

 

Somente os Centros de Educação do Vitória Régia/Camalote, Nova Corumbá e Maria Leite, vão abrir vagas para 646 crianças, 216 em cada uma delas. Os investimentos somam mais de R$ 5 milhões. Cada unidade está orçada em cerca de R$ 1,6 milhão e prevê inclusive aquisição de equipamentos e mobiliário. para creches e pré-escolas públicas da educação infantil.

 

O prefeito lembra que a meta da Prefeitura é buscar atender a população e não deixar nenhuma criança fora dos bancos escolares. “São investimentos importantes que vão garantir vagas para as nossas crianças em idade de creche, e também para a pré-escola em Corumbá”, ressaltou.

 

Nova Corumbá

 

Em fase bem adiantada, o Centro de Educação Infantil da Nova Corumbá vai atender também as famílias do Guarani e do Kadwéus. Terá uma área total de 1.118.48 metros quadrados distribuídos em duas salas para creche e duas para pré-escola, além de setor administrativo, anfiteatro, sala de multiuso, refeitório, playground, sanitários, laboratório de informática, sala de leitura, entre outras dependências. A obra está sendo construída na Rua Marechal Deodoro e os recursos são oriundos do Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, com contrapartida do Município.

 

As obras do centro de educação infantil devem ser iniciadas em breve. A empresa vencedora do processo licitatório aguarda somente autorização para começar os serviços. A limpeza da área já foi feita e o prédio será erguido em um espaço de 40 X 72 metros, com frente para a Rua Paraná, junto à quadra e, no futuro, a mais uma escola da Rede Municipal de Ensino, cujo projeto já está tramitando em Brasília.

 

Outro centro em implantação vai beneficiar as comunidades do Camalote, Vitória Régia e parte do Cristo Redentor. As obras também estão sendo executadas com recursos do Governo Federal e contrapartida do próprio Município, por meio do PAC. Está sendo implantado em uma área localizada no quadrilátero formado pelas ruas Minas Gerais, Cáceres, Paraná e Geraldino de Barros, junto a uma quadra poliesportiva coberta em fase de implantação, e, no futuro, a uma nova escola municipal.