Pequeno produtor rural vai conhecer projeto ‘Vaca Móvel’ na terça

Parceria entre a Prefeitura de Corumbá e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Mato Grosso do Sul (Sebrae-MS), vai permitir atender o pequeno produtor rural da região pantaneira com um Laboratório Móvel de Qualidade do Leite ou ‘Vaca Móvel’, um projeto inovador que visita as propriedades para monitorar a cadeia produtiva do leite, maximizando os resultados da produção.

 

O projeto será lançado na terça-feira (19), às 13 horas, durante um encontro com os produtores rurais na Escola Monte Azul, no Assentamento Taquaral. Foi o que informou na manhã desta segunda-feira (18) a diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário da Prefeitura (Funterra), Luciene Deová, destacando que o encontro é aberto a todos produtores que fazem parte da cadeia leiteira da região.

 

O ‘Vaca Móvel’é um laboratório itinerante montado dentro de um veículo tipo Van, para analisar a qualidade do leite e as condições de higiene durante a ordenha. Durante visitas programadas são realizadas análises físico-química sobre coloração, viscosidade, porcentagem do teor de gordura, porcentagem do extrato seco desengordurado, aguagem no leite, de proteína, quantidade de sólidos totais, densidade do leite, temperatura e congelamento e graduação da acidez.