Marinha realiza ação social para comemorar Batalha do Riachuelo

O Comando do 6º Distrito Naval inicia neste sábado (09), as comemorações do 147º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo com ações sociais em Corumbá e Ladário, além de exposição de material utilizado pela Marinha do Brasil, além de propiciar visitação pública aos navios da instituição militar.

 

No Porto Geral de Corumbá, a ação acontece no período das 09 às 17 horas, com disponibilização de médicos e dentistas para atender a população. Além disso, navios Comando da Flotilha de Mato Grosso estarão ancorados no Porto, para visitação pública e, ao mesmo tempo, a comunidade terá oportunidade de conhecer os equipamentos utilizados pela instituição. O mesmo serviço acontece em Ladário, das 08h30 às 12h30, na Avenida 14 de Março, em frente ao Pórtico do Distrito.

 

A programação tem sequência no domingo (10) com a tradicional corrida rústica em comemoração à Batalha do Riachuelo. A largada será as 08h30, em frente ao pórtico do Distrito Naval.

 

Também no domingo, no Porto Geral de Corumbá, a partir das 16 horas, uma simulação de uma operação de guerra no Pantanal, com utilização de navios e helicópteros. O dia será encerrado com apresentações da Banda de Música de Fuzileiros Navais e da Banda Municipal Manoel Florêncio.

 

O ponto alto das comemorações acontece na segunda-feira (11), quando se comemora mais um aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, considerada a Data Magna da Marinha do Brasil. A cerimônia começa às 09 horas, em frente ao prédio do Comando do 6° Distrito Naval.

 

A data

 

O grande feito do Almirante Barroso na Batalha Naval do Riachuelo, é comemorado anualmente pela Marinha do Brasil em 11 de junho. É considerada pelos historiadores, como uma batalha decisiva da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1864-1870). A importância da vitória está ligada ao fato que, até aquela data, o Paraguai tinha a iniciativa na guerra. A situação se inverteu com a Batalha do Riachuelo, que garantiu o bloqueio e o uso pelo Brasil dos rios, que eram as principais artérias das operações de guerra.

 

Essa foi a primeira grande vitória da Tríplice Aliança na guerra e, por isto, muito comemorada. O desfecho da Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida no dia 11 de junho de 1865, representa uma das vitórias mais relevantes da História Militar do Brasil, tornando-se um dos principais eventos a serem rememorados.