Grêmios estudantis participam de curso sobre Práticas Ambientais

Os integrantes de grêmios estudantis das escolas municipais de Corumbá participam de uma capacitação ao longo desta sexta-feira (22). Os jovens estão aprendendo e debatendo sobre “Práticas Ambientais”, aproveitando que o assunto é tema de debates esta semana no setor de políticas para a juventude na Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável.

 

Promovido pela gerência municipal de Ações para a Juventude, Secretaria Municipal de Educação e Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário (Funterra), o curso é voltado para as diretorias dos grêmios estudantis.

 

Entre os temas abordados estão: economia de energia, conservação do espaço físico e preservação de bens não renováveis (água). Com a capacitação, o objetivo é que os participantes se tornem multiplicadores para os demais alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme).

 

Grêmio Estudantil

 

A formação dos grêmios é um trabalho conjunto da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais. O processo de implantação dos grêmios estudantis começou em março, por meio de apresentações das propostas aos gestores escolares e reuniões com coordenadores, educadores, representantes da Associação de Pais e Mestres (APM) e do Colegiado Escolar de cada unidade da Reme.

 

O Grêmio Estudantil é uma organização sem fins lucrativos que representa os interesses dos estudantes, tendo como principal objetivo a participação dos alunos nas atividades da escola, permitindo uma atuação mais ativa na gestão, bem como na sociedade em que estão inseridos. Dessa forma, passam a valorizar mais a educação, desenvolvem o sentimento de pertencimento à escola e fortalecem o vínculo com a comunidade.