Encontro busca fortalecer rede de atenção às vítimas de acidentes

Corumbá vai sediar no período de 27 a 29 de julho, o II Workshop de Estratégia de Pró-atividade e Parceira. O evento, que tem apoio da Secretaria de Saúde da Prefeitura, é uma realização da Secretaria Estadual de Saúde, e dará continuidade ao processo de treinamento como forma de integração e fortalecimento da rede de atenção integral às vítimas de acidentes, composta por parcerias.

 

Em Corumbá, o trabalho é uma iniciativa do Núcleo de Vigilância de DANT (Doenças e Agravos não-transmissíveis); da Coordenação de Vigilância em Saúde, que desde 2010, vem estabelecendo parceria com representantes da Agencia Municipal de Trânsito e Transportes, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, os quais participaram no I Workshop EPP em Campo Grande, a convite da Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá.

 

Como resultado do trabalho conjunto, foram integrados ainda ao processo o SAMU; a Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, e o Hospital de Corumbá, sendo este último, fundamental para que todos possam conhecer a realidade durante a internação. É que muitos acidentes não são contabilizados como graves ou fatais em virtude da vítima ter complicações e ir a óbito após período de internação.

 

 

O trabalho do Estratégia de Pró-atividade e Parceira é composto de seis etapas: 1 – Formação da parceria; 2 – Coleta, gestão e análise dos dados; 3 – Ações integradas de segurança viária; 4 – Monitoração de desempenho avaliação e reconhecimento; 5 – Revisão geral anual; 6 – Renovação e expansão.

 

As ações realizadas em Corumbá durante 2011 e 2012 serão apresentados durante o evento, quem vai permitir ainda discutir os avanços e desafios para o segundo semestre de 2012, como também para 2013. O workshop contará com participação de representantes de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, entre outros.

 

O público alvo deverá estar envolvido em atividades de promoção à saúde, prevenção, vigilância, atendimento às vítimas de acidentes de trânsito, delegacias especializadas, promotoria, juizado ou de outras Instituições parceiras como Agências municipais de trânsito, polícias, agentes de trânsito, agências locais do Detran.

 

O Workshop acontece no Hotel Gold Fish. A abertura está marcada para o dia 27, às 19h30. Maiores informações e inscrições podem ser fornecidas pelo fone 3907-5274. As vagas são limitadas.