Em Corumbá, atividades educativas marcaram o Dia sem Tabaco

Em celebração ao Dia Mundial sem Tabaco, em 31 de maio, a Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma série de ações em pontos diferentes da cidade. Nas ruas do bairro Cristo Redentor uma blitz educativa lembrou a data e buscou conscientizar a população sobre os malefícios do cigarro. Com o tema “troque a nicotina por uma vitamina”, agentes de saúde distribuíram material educativo e informativo aos motoristas, ciclistas e pedestres que passavam pelo local.  

 

A programação foi elaborada pelo Núcleo de Assistência a Saúde da Família (NASF), que demonstra preocupação com os números da Organização Mundial da Saúde, dando conta de que as mortes por causa do tabagismo são alarmantes. Estima-se que, a cada dia, 100 mil crianças tornam-se fumantes em todo o planeta e que cerca de cinco milhões de pessoas morrem, por ano, vítimas do uso do tabaco.

 

Ao longo do dia ocorreram atividades na Unidade Básica de Saúde da Família do Vitória Régia com uma caminhada e café da manhã, além de panfletagem e orientação sobre o Programa de Abordagem e Tratamento do Fumante, e uma palestra no centro comunitário local.

 

Já no Paulo Maissato, na Nova Corumbá, ocorreram palestras com mesa de café da manhã; no São Bartolomeu, palestra; no Beira Rio, divulgação do Programa de Abordagem e Tratamento do Fumante, e na Unidade Básica Saúde da Família Breno de Medeiros, palestra sofre o fumo.