Educação de Corumbá inova e utiliza plataforma online durante aulas

Os professores da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Corumbá contam com mais uma ferramenta para auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos. Além das Coletâneas Pedagógicas, que tratam do conteúdo programático de 1º a 5º ano, a Secretaria Municipal de Educação inova utilizando uma plataforma online que contém aulas digitais de acordo com cada série dos estudantes.

 

A Educopedia possibilita aos professores o uso de atividades auto-explicativas de forma lúdica e prática. As aulas incluem planos de aula e apresentações voltados para os assuntos definidos para cada semana letiva. Cada uma delas possui temas, competências e habilidades completamente sintonizadas com os Parâmetros Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Corumbá.

 

Os alunos da Reme de Corumbá têm acesso a diversas atividades como animações, imagens, textos, podcasts, mini-testes e jogos, seguindo um roteiro pré-definido. As aulas ocorrem nas salas de informáticas, onde é oferecido todo o equipamento necessário para a aplicação das aulas (computador, internet, data-show e etc). A plataforma digital pretende utilizar as novas tecnologias para melhorar a qualidade da experiência educacional.

 

De fácil uso, a Educopédia foi pensada para pessoas com qualquer nível de letramento digital. Além de uma opção prática para professores que desejam integrar novas tecnologias a seu dia-a-dia, a ferramenta se torna uma alternativa para alunos que perderam aulas; não compreenderam o conteúdo; precisam de um reforço escolar e também para o desenvolvimento constante e aprofundado de competências e habilidades.

 

De acordo com o secretário Municipal de Educação, Hélio de Lima, são realizadas constantes Formações Continuadas voltadas especificamente para o uso didático dessa ferramenta, como forma de torná-la um importante mecanismo de melhoria educacional. “A Educopédia abrange a todos que de algum modo estão envolvidos com a Educação, especialmente os professores, ampliando seus recursos e modificando suas perspectivas a partir de uma ferramenta que possibilita reflexão sobre suas concepções e práticas”, disse.

 

Todo o conteúdo das aulas da plataforma está em constante revisão. A Prefeitura de Corumbá disponibilizou cerca de 900 logins para acesso à plataforma, identificados pelos nomes dos professores com senha pessoal e intransferível. Além dos conteúdos e planos de aula elaborados para cada série do Ensino Fundamental, a Educopédia oferece também as seguintes ferramentas: (Educação de Jovens e Adultos; Educação Infantil; Educação Especial; cursos para Professores; Educoteca – a Biblioteca Turbinada da Educopédia; Dicionário Aulete, entre outros).

 

A oferta da Educopédia para Corumbá foi possível após liberação dos acessos pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro. “Esta ferramenta educacional insere a Reme na era da educação digital, auxilia o professor e atende ao aluno com o que há de melhor em mídias educacionais”, complementou Hélio. Para conhecer mais sobre a ferramenta, basta entrar no site: www.educopedia.com.br.