Dia de São Pedro é celebrado com festa no bairro da Cervejaria

A comunidade do Bairro da Cervejaria está em festa nesta sexta-feira (29). Desde as primeiras horas da manhã, os moradores estão comemorando o Dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores, com grande ênfase, uma tradição que se repete há 38 anos e que em 2005, fez com que o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira incluísse a celebração no calendário cultural e turístico de Corumbá.

 

A festa de São Pedro é realizada pela comunidade da Cervejaria e tem apoio da Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal. Se concentra na Capela de São Pedro onde acontecem as missas, e em seu entorno, com a realização de um almoço a base de peixe frito, além de uma praça de alimentação que, no período noturno, movimenta da quermesse.

 

As comemorações foram iniciadas com uma procissão pelo bairro nas primeiras horas da manhã, quando fiéis carregavam um andor com a imagem de São Pedro, um dos apóstolo de Cristo e fundador da Igreja Católica.

 

A procissão terminou na Capela de São Pedro onde foi rezada uma missa com a presença do prefeito Ruiter Cunha que estava acompanhado da secretária especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira, além de outros secretários e assessores.

 

A missa foi celebrada pelo padre Amércio Rezende de Oliveira, com participação do padre Pascoal Forin, e atraiu a comunidade local que prestou uma homenagem a Ivone Torres de Moraes, religiosa e uma das responsáveis pela organização da festa.

 

A festa prossegue até a noite. Às 15 horas está marcada uma nova procissão, desta vez pela orla do Rio Paraguai, oportunidade em que os fiéis levam o andor com a imagem de São Pedro até o Porto Geral, para a procissão fluvial. O retorno, às 18 horas, é marcado por uma bênção e abertura da quermesse às 19 horas. A festa vai até domingo (1º), com uma missa e crisma comandadas pelo bispo diocesano Dom Martinez Alvarez.