Curso de Aperfeiçoamento em Saúde Bucal será nesta sexta-feira

Será realizado nesta sexta-feira (29), o 7º módulo do Curso de Aperfeiçoamento em Saúde Bucal em Corumbá. O tema será Patologia Bucal e faz parte de um programa de capacitação promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Coordenação Geral de Saúde Bucal, da Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá.

 

O curso será iniciado às 08 horas no Hotel Nacional e é voltado para Cirurgiões-Dentistas e Auxiliares de Saúde Bucal da rede municipal de Corumbá e Ladário. O curso tem 10 módulos, totalizando 80 horas/aula. Neste sétimo módulo a capacitação está a cargo das professoras Rosana Giordano de Barros (Cirugiões Dentistas  – Patologia Bucal), e Iraíma Cordeiro Barros (Auxiliares de Saúde Bucal e Tecnicos de Saude Bucal – Processamento Radiográfico e Moldagem).

 

O coordenador geral de Saúde Bucal da Prefeitura, Zacaria Omar, informou que o curso faz parte da política de valorização e capacitação profissional desenvolvido pelo Município. Tem como foco principal os pacientes afligidos pelas patologias ou doenças bucais, que são atendidos por todos os profissionais da Saúde Bucal que atuam nas Estratégias de Saúde da Família, nas Atenções Básicas e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

 

“O tema Patologia Bucal se deve à procura frequente de pacientes e usurários do SUS por diagnostico e tratamento de diversas patologias que acometem a saúde oral. Objetivamos deste modo, capacitar os profissionais de toda rede a identificar, diagnosticar e sanar os danos e manifestações das patologias da boca”, ressaltou Zacaria Omar.

 

Já com relação às auxiliares e técnicas de saúde bucal, “proporcionamos o processamento radiográfico e técnicas de moldagem para qualificar e habilitar estas profissionais no manuseio e processamento das novas técnicas e sistemas propostos pela odontologia contemporânea”, comentou.

 

Zacaria enalteceu o trabalho de toda sua equipe, destacando a atuação do chefe do setor de Atenção Especial em Saúde Bucal, Wagner Massaruhá, e da chefe de Atenção Básica, Silvia Medeiros, que estão participando ativamente do programa.