Corumbá abre campanha para vacinar 9,2 mil crianças contra pólio

Com a proposta de vacinar 9,2 mil crianças, Corumbá abriu na manhã deste sábado, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. O ato aconteceu na Unidade Básica de Saúde Popular Velha, no Bairro da Popular Velha, com a participação da secretária de Saúde da Prefeitura Municipal, Maria Antonieta Sabatel. Foi ela que abriu oficialmente a campanha na cidade, proporcionando a primeira dose ao pequeno Wendy Souza Pereira da Silva, de apenas um mês.

 

Antonieta elogiou a iniciativa da mãe de Wendy, Tatiane de Souza Silva, 21 anos, em levar o filho para receber a primeira dose da vacina Sabin. “É importante que as mães estejam atentas e levem seus vacinas para receber as vacinas necessárias, livrando as crianças de doenças como a paralisia infantil”, disse a secretária.

 

Tatiane, moradora na Alameda Oriental, no Bairro da Popular Velha, disse que é preciso cumprir o cronograma e vacinar as crianças. Ela já faz isto com o outro filho, Breno Souza Pereira da Silva, de um ano e sete meses, que também recebeu a Sabin. Ela quer que “os filhos cresçam com saúde”.

 

Hoje, durante o Dia D de combate à paralisia infantil, 15 postos estão funcionando na cidade. A imunização foi aberta às 08 horas e vai até às 17 horas. É necessário apresentação do cartão de vacina da criança.

 

Na Unidade de Saúde da Popular Velha, o sábado está sendo especial. Recém reformado, o prédio foi decorado pela equipe local para receber as crianças. Teve apoio inclusive de voluntárias dos Desbravadores. Além das doses, as crianças receberam lembranças do dia e participaram de brincadeiras proporcionadas pela equipe que recebeu elogios da secretária. Teve até o ‘cantinho do Zé Gotinha’, especialmente decorado na entrada da unidade.

 

“É gratificante ver o esforço de toda a equipe que preparou a Unidade para receber as crianças e os pais, proporcionando bons momentos. Temos que agradecer, em nome do prefeito Ruiter (Cunha de Oliveira), a dedicação de todos. Esta equipe demonstra que tem compromisso com uma saúde pública de qualidade, que é a nossa meta”, elogiou, anunciando que iniciaria uma caminhada pelas unidades de saúde, onde acontece a campanha.

 

Até julho

 

A campanha de vacinação se estende até o dia 06 de julho. Durante este período, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, vai disponibilizar a vacina em nove unidades de saúde na área urbana, além de traçar uma estratégia para atender as crianças residentes na zona rural, bem com o na região ribeirinha.

 

Após o Dia D, a vacina estará disponível nas Unidades de Saúde da Família São Bartolomeu, Ênio Cunha, Popular Velha, Vitória Régia, aulo Mayssato, Gastão de Oliveira, Dom Bosco, Fernando Moutinho e no Centro de Saúde da Ladeira.

 

Neste sábado, a vacina pode ser encontrada nas unidades da Estratégia Saúde da Família Dom Bosco, na Alameda Laranjeira, s/n, Bairro Dom Bosco; Estratégia Saúde da Família Beira Rio, Rua Delamare, s/n, centro; Estratégia Saúde da Família Luiz Fragelli, na Rua Eugenio Cunha, Bairro Universitário; Estratégia Saúde da Família Gastão de Oliveira, na Rua Nossa Senhora da Conceição, no Bairro Maria Leite;

 

Estratégia Saúde da Família Vitória Régia, no Conjunto Vitória Régia; Estratégia Saúde da Família Fernando Moutinho, na Rua Rio Grande do Sul, Cristo Redentor; Estratégia Saúde da Família Kadweus, na Rua Cyríaco de Toledo, Bairro Kadweus; Estratégia Saúde da Família Dr. Paulo Maissato, na Rua Cyríaco de Toledo, Nova Corumbá; Estratégia Saúde da Família São Bartolomeu, na Rua Pernambuco, Bairro João de Deus; Estratégia Saúde da Família Humberto Pereira, na Rua Luiz Feitosa Rodrigues, Bairro Nossa Senhora de Fátima;

 

Estratégia Saúde da Família Breno de Medeiros, na Rua Cytíaco de Toledo, Bairro Popular Nova; Estratégia Saúde da Família Popular Velha. na Rua Teodomiro Serra, Bairro Popular Velha; Estratégia Saúde da Família Aeroporto, no Bairro Aeroporto; Estratégia Saúde da Família Ênio Cunha, na Alameda Tamengo, Bairro Cervejaria, e no Centro Saúde da Ladeira Cunha e Cruz, na Ladeira Cunha e Cruz, centro.