Brigada de Fronteira inicia celebrações do 66º aniversário de criação

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) participou na manhã desta quarta-feira (6), no Círculo Militar de Corumbá, de uma programação comemorativa ao 66º aniversário da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira Ricardo Franco. A data, que será comemorada no dia 12 de junho, foi lembrada com um café da manhã proporcionado às autoridades, em reconhecimento aos serviços prestados para o engrandecimento da instituição.

 

O evento foi organizado pelo comandante da Brigada Ricardo Franco, general de brigada Carlos dos Santos Sardinha. Presentes também o prefeito de Ladário, José Antônio Assad e Faria (PT); o secretário de Relações Institucionais, Lamartine Figueiredo Costa; o diretor-presidente da Fundaçção de Esportes de Corumbá (Funec), Heliney Miranda Junior, além de outras autoridades.

 

História

 

A data relembra a evolução histórica da presença do Exército Brasileiro na fronteira oeste, além de cultuar o patrono da instituição, Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, responsável por comandar a missão de Albuquerque, além de dirigir os fortes de Coimbra, Príncipe da Beira e Ladário, consolidando a defesa da área por meio do bloqueio de suas vias de acesso.

 

A data 12 de junho representa o dia da transferência da 2ª Brigada Mista da sede de Campo Grande para Corumbá, em 1946, cujas funções são exercidas até os dias atuais, por meio da coordenação das unidades do Exército existentes na região pantaneira.