Ações sociais marcam as comemorações da Batalha do Riachuelo

O 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil programou para o período de 09 e 11 de junho, uma série de atividades em comemoração ao 147º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, considerada a data magna da instituição. Entre as atividades se destacam atendimentos médicos e odontológicos em Corumbá e Ladário, bem como uma corrida rústica.

 

A programação prevê para os dias 09 e 10 (sábado e domingo), atendimentos médicos e odontológicos à população corumbaense e ladarense. Em Corumbá, a ação será no período das 09 às 17 horas, no Porto Geral, onde também acontecerá visitação pública aos navios do Comando da Flotilha de Mato Grosso e exposição de material da Marinha do Brasil. Já em Ladário será entre as 08h30 e 11h30, em frente ao Pórtico do 6° Distrito Naval, na avenida 14 de Março.

 

No dia 10 de junho acontece também a tradicional corrida rústica em comemoração à Batalha Naval do Riachuelo, com largada prevista para às 08h30, em frente ao pórtico do 6° Distrito Naval. No mesmo dia, às 16 horas, no Porto Geral de Corumbá, a população poderá assistir a uma simulação de operações ribeirinhas no Pantanal, com navios e helicópteros. Em seguida, haverá apresentações da Banda de Música de Fuzileiros Navais e da Banda Municipal Manoel Florêncio.

 

Encerrando as comemorações, no dia 11 de junho, em frente ao prédio do Comando do 6° Distrito Naval, será realizada uma cerimônia militar alusiva a Comemoração do 147° Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, às 09 horas.

 

A Batalha

 

A Batalha Naval do Riachuelo é considerada, pelos historiadores, como decisiva da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1864-1870). A importância da vitória nessa batalha está ligada ao fato que, até aquela data, o Paraguai tinha a iniciativa na guerra e ela inverteu a situação, garantiu o bloqueio e o uso pelo Brasil dos rios, que eram as principais artérias do teatro de operações de guerra.

 

Essa foi a primeira grande vitória da Tríplice Aliança na guerra e, por isto, muito comemorada. O desfecho da Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida no dia 11 de junho de 1865, representa uma das vitórias mais relevantes da História Militar do Brasil, tornando-se, assim, um dos principais eventos a serem rememorados.