Secretaria de Saúde registra dois casos de dengue tipo 4 na cidade

O setor de vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Corumbá registrou dois casos de dengue tipo 4 na cidade e um em Ladário. É o que informa a Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde do Município, dando conta que os casos foram notificados na primeira quinzena de abril, dias 09, 10 e 11, e que o resultado dos exames foi conhecido na manhã desta quinta-feira (03). 

 

São duas pessoas residentes em Corumbá, uma na área central e a outra na região da Nova Corumbá, além de um paciente de Ladário. Os três pacientes apresentaram os mesmos sintomas como dor de cabeça, febre, dor nos olhos, prostação, mialgia e dores nas articulações. A coordenador de vigilância em saúde, Viviane Ametlla, informou que na época, os três pacientes realizaram a prova do laço que deu negativo para dengue hemorrágica.

  

“Todos os três pacientes já estão recuperados, passam bem. Estes foram os primeiros casos da dengue tipo 4 isolados pela vigilância epidemiológica na cidade e é importante que a população continue fazendo sua parte, mantendo seus domicílios livres dos focos do mosquito Aedes aegypti”, solicitou, lembrando que já há algum tempo, a Secretaria de Saúde vem alertando sobre a possibilidade da cidade registrar este tipo de vírus que já circulava na Bolívia e em outras regiões do Estado. 

 

Em 2012, Corumbá já registrou 121 casos positivos da doença. Desses, 119 foram dengues do tipo 2 e dois do tipo 4. Com relação a notificações, até momento, a cidade está com cerca de 1,3 mil. ‘É preciso que as ações continuem intensas em toda a cidade, para contermos o avanço de doença e abaixarmos o mais rápido possível os índices da doença, eliminando os focos de proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti”, solicitou.