Saúde bucal realiza curso sobre Odontologia Preventiva e Profilaxia

Será realizado na próxima sexta-feira (1º de junho) o sexto módulo do Curso de Aperfeiçoamento em Saúde Bucal, voltada para cirurgiões-dentistas e auxiliares de Saúde Bucal da Prefeitura de Corumbá. O encontro acontece no Hotel Gold Fish das 08h às 18 horas com dinâmicas, trabalhos em grupo e cursos de aperfeiçoamento.

 

O tema do mês será o curso de Odontologia Preventiva e Profilaxia, ministrado pela professora Adélia Delfina da Mota Correa, para os Cirurgiões Dentistas e Auxiliares de Saúde Bucal. “O tema foi promovido pela Prefeitura com a missão de fortalecer as atividades preventivas e profiláticas, aplicando as ações de Vigilância em Saúde Bucal e garantindo a qualidade de vida da nossa comunidade”, comentou o coordenador Geral de Saúde Bucal, Zacaria Omar.

 

A Prefeitura Corumbá implantou no município os Pólos de Atendimento Odontopediátricos, que dão suporte no quesito de atendimento odontológico infantil, às Estratégias de Saúde da Família e unidades Básicas de Saúde. O objetivo é proporcionar procedimentos de prevenção, educação e recuperação da saúde bucal das crianças.

 

Prevenção

 

Em consonância a essas atividades o Município conta também com o Programa Educativo e Preventivo escolar, onde profissionais visitam diariamente as escolas municipais e estaduais a fim de executarem a função preventiva, praticando com as crianças e escovação supervisionada, aplicação tópica de flúor e educação em saúde Bucal. Anualmente a Prefeitura entrega 90 mil escovas infantis em todas as escolas do município.

 

“Todas as equipes implantadas pela Secretaria Municipal de Saúde nas Estratégias de Saúde da Família, Unidades Básicas, Centro de Especialidades Odontológicas e Escolas promovem diariamente a promoção e a garantia da saúde oral da população“, complementou Zacaria Omar. “Atividades do gênero, dentre outras, são responsáveis pela redução do índice de cárie e enfermidades orais no município“, continuou.

 

A comunidade conta com 19 equipes de Saúde Bucal na Estratégia de Saúde da Família(ESF); três Unidades Básicas de Saúde com consultórios odontológicos, um Pronto Atendimento Odontológico 24h no Pronto Socorro; um Centro de Especialidades Odontológicas(CEO) tipo II; dois consultórios odontológicos na Escola CAIC; uma atenção primária em saúde bucal aos sábados; dois atendimentos noturnos na parte alta da cidade; um atendimento à saúde do trabalhador; uma equipe específica de educação e prevenção escolar e coletiva; um atendimento ao DST/AIDS; um atendimento à saúde indígena; um atendimento itinerante; quatro pólos odontopediátricos; um hospitalar especializado a pessoas com deficiência; um hospitalar, além de outros.