Reunião busca fortalecer rede de combate à violência contra a mulher

Dois meses após a implantação do Centro de Atendimento Especializado à Mulher em Situação de Violência, a Prefeitura de Corumbá, por meio da gerência de Articulação das Políticas Sociais, busca o fortalecimento da rede de atendimento às vítimas. Em encontro realizado nesta quinta-feira (03), foi debatida importância de maior entrosamento e engajamento das instituições participantes.

 

O objetivo do encontro foi fortalecer a proximidade entre as instituições que atendem as mulheres vítimas de violência em Corumbá. Para a secretária especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira, é necessário mobilizar a rede para levar a informação a quem passa por essa situação. “A intenção é realizar um trabalho amplo, envolvendo a divulgação das ferramentas disponíveis para o combate das agressões tanto físicas, psicológicas, morais, sexuais ou patrimoniais”, observou.

 

Os agentes públicos têm o dever e, principalmente, precisam se comprometer no combate à violência seja ela contra as mulheres, idosos ou crianças. Essa é a opinião da gerente de Articulação de Políticas para Mulher de Corumbá, Lucinéia Barreto. “Se essa rede não estiver interligada, não vamos conseguir fazer um trabalho de qualidade. Além disso, estamos falando de uma ação que pode salvar vidas”, alertou.

 

Engajamento

 

Parte fundamental da rede, a Polícia Militar teve sua atuação debatida durante o encontro. Os participantes pediram maior engajamento dos agentes no momento do atendimento a alguma mulher vítima de violência. Para evitar que elas não recebam o auxílio necessário, a Polícia Militar solicitou uma capacitação e sensibilização aos policiais. O objetivo seria possibilitar que os agentes conheçam e entendam a importância do atendimento às essas vítimas.  

 

Participaram da reunião, representantes das forças policiais (Polícia Militar e Civil), do poder Judiciário, além de funcionários e gestores das seguintes instituições da Prefeitura de Corumbá: Unidades de Saúde, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Centro Integrado de Saúde, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centros de Referência em Assistência Social (Cras).

 

Centro de Referência

 

Inaugurado em março de 2012, integrando a Semana da Mulher em Corumbá, o Centro de Referência está localizado na Avenida General Rondon, nº. 509, esquina com a rua Tiradentes. No local, psicólogas e assistentes sociais oferecem atendimento psicossocial às vitimas de violência psicológica, física ou sexual. Os encaminhamentos jurídicos são disponibilizados pela Defensoria Pública, que trabalha em parceria com a Prefeitura.