Prefeitura instala câmeras de monitoramento e qualifica agentes

Mais duas câmeras de vídeomonitoramento estão auxiliando o trabalho de prevenção e proteção do patrimônio público na área central de Corumbá. Adquiridos pela Prefeitura, os equipamentos foram instalados no antigo prédio do Executivo municipal, no cruzamento das ruas XV de Novembro e 13 de Junho, e na Praça da Independência, na esquina da Frei Mariano com a 13.

 

As imagens, captadas 24 horas por dias, ficam gravadas e arquivadas em uma sala de monitoramento montada na Praça Generoso Ponce. No local, outras onze câmeras também captam tudo que acontece no perímetro da praça e no Porto Geral de Corumbá. “Equipes da Guarda Municipais observam tudo o que acontece e, quando necessário, acionam a Guarda ou a Polícia Militar”, explicou o tenente-coronel Ubiratan Bueno.

 

Para manusear e explorar da melhor maneira os equipamentos, quatro guardas fizeram um curso de qualificação no Estado de São Paulo. Nesta semana, outros dez agentes iniciaram o primeiro módulo da capacitação. Técnicos de uma empresa especializada em vídeo segurança estão na cidade ministrando as aulas, realizadas na escola Cyríaco de Toledo. O segundo módulo do curso começa nesta semana.

 

“Mais duas câmeras, viabilizadas por meio de uma parceria com a iniciativa privada, devem ser instaladas ainda neste mês”, continuou o comandante da Guarda Municipal corumbaense. Pelo menos mais quatro equipamentos serão colocados em funcionamento ainda neste semestre, aumentando ainda mais a segurança nos principais pontos de aglomeração do município.

 

“Além de garantir a conservação do patrimônio público, esse serviço aumenta também a segurança da população. Nos grandes eventos realizados no Município, como o Carnaval, o Festival América do Sul e o São João, essas câmeras permitem que qualquer tumulto seja anulado ainda em seu princípio”, afirmou Ubiratan. O equipamento de vídeomonitoramento conta com 10 câmeras fixas e três móveis, com capacidade de giro de 360 graus e zoom óptico de até 90 vezes.