Prefeitura inicia recuperação de ruas pavimentadas com lajotas

A Prefeitura de Corumbá vai recuperar as vias urbanas da cidade pavimentadas com lajotas sextavadas e com paralelepípedos. Os serviços fazem parte de um amplo programa recuperação, restauração e manutenção, implantado pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), para dotar as ruas da cidade de totais condições de trafegabilidade.

 

Os serviços já foram iniciados e, nesta terça-feira (29), uma equipe estava trabalhando na recuperação do pavimento da Rua Firmo de Matos, entre a América e a Cuiabá. “A determinação do prefeito é recuperar todas as vias localizadas no centro, pavimentadas com lajotas ou mesmo paralelepípedos. Faz parte de um grande programa que prevê não só recuperação, mas também manutenção das vias públicas e recapeamento das ruas dotadas de pavimento asfáltico”, explicou o secretário de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, engenheiro Ricardo Ametlla.

 

O secretário adiantou que os serviços de recapeamento já foram iniciados pela Avenida Frei Mariano e, agora, vai atender a Avenida Rio Branco. “A base já foi recuperada, restando agora, a implantação da capa asfáltica que será o CBUQ”, disse, se referindo ao Concreto Betuminoso Usinado a Quente, material bem  mais resistente que o asfalto a frio.

 

“Outras ruas da cidade receberão o recapeamento asfáltico, tanto as localizadas no centro como também as principais artérias de ligação aos bairros, casos da Cyríaco de Toledo, Edu Rocha, Teodomiro Serra, entre outras”, comentou Ametlla, adiantando que o prefeito Ruiter Cunha deve assinar uma ordem de serviço nos próximos dias para a empresa responsável iniciar a recuperação destas vias.

 

Já as ruas lajotadas ou mesmo com pavimento do tipo paralelepípedo, o secretário adiantou que a recuperação está acontecendo nas vias localizadas na área central da cidade que já receberam obras de ampliação dos sistemas de esgotamento sanitário e de água.

 

“A recuperação vai atingir não só as vias do centro da cidade, mas também dos bairros. Estávamos com tudo programado para iniciar na semana passada, mas as chuvas acabaram atrapalhando e, agora, os serviços foram intensificados”, disse Ametlla, anunciando que uma das ruas que será recuperada dentro deste programa será a Alameda Tamengo, no Bairro das Cervejaria.

 

“Será um trabalho contínuo, até o final do ano, que prevê recuperação do pavimento com lajotas e paralelepípedo, recapeamento asfáltico, além da manutenção de rotina que inclui inclusive operação tapa buraco”, concluiu.