Prefeitura elimina focos de doenças endêmicas em prédio no centro

Uma ação da Prefeitura de Corumbá está permitindo eliminar focos de doenças endêmicas como a dengue e leishmaniose, em um prédio localizado na Rua Delamare, entre a 15 de Novembro e Sete de Setembro, no centro da cidade. A limpeza foi iniciada na manhã desta quarta-feira (16) por uma equipe da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, e faz parte do programa de prevenção e combate à dengue na cidade.

 

O prédio foi interditado pela Justiça em 2011, após laudo da Defesa Civil, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do MS e Corpo de Bombeiros. Foi invadido por vândalos o que ocasionou surgimento de focos de doenças endêmicas que estão sendo eliminados nesta ação que faz parte de um plano de combate à dengue na área urbana de Corumbá. A limpeza está ocorrendo em todo o prédio, inclusive no local onde, antigamente, funcionou um cinema.  

 

A coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, Viviane Ametlla, informou que a limpeza atende também uma preocupação dos moradores da região, diante do surgimento de focos de doenças e de animais sinantrópicos como escorpiões, ratos, entre eu outros. “Era um dos imóveis fechados que estamos realizando limpeza, para eliminar focos de doenças, reduzindo a incidência de infestação predial do mosquito da dengue”, afirmou Viviane.

 

Segundo ela, a Prefeitura está bastante preocupada com a situação dos imóveis vazios na cidade. Todos os proprietários estão sendo notificados para efetuar a limpeza e, caso isto não ocorra, será feito pelo município, mediante a devida cobrança do serviço executado. Há ainda possibilidade do proprietário sofrer outros tipos de sanções, como multas e perda de benefícios fiscais, a exemplo do que já ocorre com os terrenos baldios.