Prefeitura de Corumbá recebe a posse oficial da Casa de Rondon

A Superintendência de Patrimônio da União (SPU-MS) e a Prefeitura de Corumbá assinaram contrato de cessão para a utilização da Casa de Rondon, localizada na região de Porto Morrinho. No local, o Município, em parceria com outros órgãos, vai implantar um telecentro como forma de possibilitar aos ribeirinhos acesso amplo, irrestrito e gratuito à internet.

 

O termo foi oficializado na tarde desta terça-feira (29) pelo superintendente do Patrimônio da União, Mário Sérgio Sobrau Costa, e pelo prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira (PT). A assinatura aconteceu durante reunião sobre o plano para uso ordenado da orla fluvial no rio Paraguai.

 

A partir de agora, a Prefeitura de Corumbá, em parceira com Ministério da Pesca, o Ministério das Comunicações e a Organização Não Governamental (ONG) Ecoa – Ecologia e Ação, poderá implantar o telecentro com 10 computadores, impressora, projetor multimídia, telão, câmara fotográfica. No projeto, serão selecionados monitores da própria comunidade para orientar os usuários. A mesma iniciativa deve ser implantada também na Serra do Amolar, na Escola Municipal Rural da Barra de São Lourenço.

 

A Casa de Rondon foi construída pelo Marechal Cândido Rondon no final do século XIX, onde funcionava um posto de telegrafia. Mais de cem anos depois, o local permanecerá com o mesmo propósito, o de comunicação. “É muito bom ter a cessão daquela casa para de fato podermos atender a essa comunidade que tanto precisa cada vez mais de um olhar do Poder Público e vamos estar lá para fazer isso”, disse o prefeito Ruiter.

 

A cerimônia também marcou a assinatura de vários outros termos envolvendo o SPU. O chefe do Executivo corumbaense, juntamente com o prefeito de Ladário, José Antonio Assad e Faria (PT) assinou um Protocolo de Intenções para dar continuidade no processo de implantação do “Projeto Orla Fluvial”. O documento prevê, entre outras finalidades, o desenvolvimento de ações voltadas ao disciplinamento ambiental, patrimonial e urbanístico do uso e ocupação dos imóveis da União situados na orla fluvial de Corumbá.

 

O SUP encaminhou também um termo de cessão de um imóvel na rua Domingos Sahib onde funcionará a sede regional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo-MS. O general-de-brigada Carlos do Santos Sardinha, comandante da 18ª Brigada de Infantaria, assinou termos de entregas, onde recebeu a oficialização de um imóvel localizado em Corumbá e de uma área em Porto Morrinho. As unidades servirão de base de apoio logístico para o Exército brasileiro.