Prefeitura adquire uma nova autoclave para o hospital de Corumbá

Já está em pleno funcionamento a nova autoclave da Santa Casa de Corumbá adquirida pela Prefeitura Municipal. O moderno aparelho, com capacidade de 200 litros, substitui o antigo equipamento que, em anos anteriores, precisou passar por consertos prejudicando o atendimento na unidade hospitalar, inclusive com suspensão de cirurgias, como ocorreu em setembro de 2011.

 

“Resolve um enorme problema do nosso hospital que, devido ao tempo de uso do antigo equipamento, teve muitos problemas no passado, causando suspensão de cirurgias, inclusive. A partir de agora, estamos muito bem atendidos com esta nova autoclave e a Prefeitura já planeja a aquisição de uma segunda, que vai permitir melhorar ainda mais os serviços de esterilização de instrumentos cirúrgicos”, comentou o diretor administrativo da Santa Casa, Victor Paiva.

 

O aparelho está em pleno funcionamento após realização dos testes químicos, cujos resultados foram considerados satisfatórios, comprovando as condições do novo equipamento que está “permitindo maior qualidade na esterilização, além de garantir serviço seguro aos pacientes”, disse Paiva.

 

Segundo ele, mesmo reformado, o equipamento antigo precisa ser substituído e entendendo dessa forma, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira orientou sua equipe da pasta da Saúde, a efetuar a comporá de uma nova autoclave, para garantir a demanda local.

 

Victor lembra, por exemplo, que em setembro de 2011, as cirurgias foram suspensas devido a problemas com a antiga autoclave que necessitava de manutenção. Na época apresentou resultados insatisfatórios na esterilização de instrumentos cirúrgicos.

 

A nova autoclave tem capacidade para 200 litros, 10 a mais que a antiga. É responsável pela esterilização de bisturis, cerras, tesouras e outros instrumentos utilizados nas aproximadamente 500 cirurgias realizadas por mês na instituição.