Prefeito Presente proporciona dia especial para mais de mil mães

Mais de mil mulheres cadastradas no programa social do Governo Federal Bolsa Família participaram na manhã deste sábado (12) da edição especial da ação Prefeito Presente, realizada pela Prefeitura de Corumbá.  A iniciativa proporcionou uma grande festa para celebrar o Dia das Mães, além de levar atendimentos médicos e sociais.

Logo cedo, as mães já faziam fila para entrar no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer “Nação Guató”, onde a ação foi realizada. Já na entrada, receberam uma senha que dava direito a participar do sorteio de prêmios. Kit`s de cosméticos, roupas, enxovais foram sorteados entre as 350 participantes. A jovem Laura Alves Pereira, de 23 anos, foi a primeira ganhadora do dia e recebeu o presente das mãos do prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira (PT).

 

Bastante concorrido, o stand de maquiagem tinha fila de espera. “É bom porque que no dia-a-dia a gente não tem tempo de se arrumar. Então, aproveitei essa manhã para poder fazer algo por mim. Eu mereço”, comentou Carla Cristina Silva de Andrade Correa, de 27 anos. Moradora do assentamento São Gabriel, a dona de casa também agendou uma consulta médica.

Mãe de dois filhos, a dona de casa Vânia Rosimere de Arruda Campos, de 26 anos, levou as crianças para brincar nos brinquedos disponíveis na festa. Além disso, se informou sobre os cursos e oficinas oferecidos nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras). “Eu sabia que tinha (cursos), mas achava que era difícil de conseguir. Como vi que é fácil, vou segunda-feira fazer minha inscrição”, comentou.

Disponibilizar e divulgar as políticas públicas do Município de maneira festiva foram os objetivos dessa edição especial da ação Prefeito Presente. “Além da diversão, das apresentações culturais, das brincadeiras e dos presentes, trouxemos muitas informações para essas mulheres”, explicou a secretária especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira.

Ao fazer um balanço das ações realizadas durante seu mandato, o prefeito Ruiter destacou a atenção que as mulheres recebem de sua administração. “As mães são partes fundamentais de toda e qualquer família. Nos últimos sete anos, quatro meses e doze dias da Administração procuramos, capacitar e qualificar essas mulheres, para que elas encontrassem uma boa colocação na sociedade. Acredito que avançamos muito nesse sentido”, disse.

 

Serviços

Foram oferecidas oficinas de balomania, pintura facial e em tecidos. A ação contou também apresentações da banda municipal Manoel Florêncio, de cantores locais e de danças das participantes de projetos desenvolvidos em um dos Cras da cidade.  As mães também tiveram acesso a informações de saúde sobre métodos contraceptivos, doenças como câncer de mama e colo do útero e Anemia Falciforme. Questões sobre direito do consumidor e cursos oferecidos pelo Centro Profissional Dom Bosco também divulgados. Atendimento médico, odontológico, orientações e agendamentos também fizeram parte desta edição especial.