Mutirão de limpeza contra dengue remarcado para próxima segunda

O mutirão contra a dengue que estava programado para iniciar nesta segunda-feira (07), vai acontecer somente a partir do dia 14, próxima segunda, em Corumbá. O adiamento se deve ao fato de que militares do Exército Brasileiro estão com atividades internas durante esta semana, o que impossibilitou a abertura da ação denominada de “Braço Forte, Mão Amiga no Combate a Dengue”.

 

A ação faz parte de uma parceria estabelecida entre a Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o comando do 17º Batalhão de Fronteira, viabilizada durante reunião com o tenente-coronel João Roberto Andrade de Jesus Ferreira, comandante da unidade militar. Vai começar pela Nova Corumbá e atenderá os bairros com altos índices de infestação da dengue.

 

Ficou estabelecido que o Batalhão disponibilizará 30 soldados, além de outro tipo de apoio, considerados importantes para redução da dengue na cidade. A Secretaria de Saúde entrará com toda sua estrutura por parte do Centro de Controle de Zoonoses, Vigilância Sanitária e outros setores, e a Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos também parceira nos trabalhos, reforça com material humano e equipamentos.

 

Além dissso, o CRAS II, da Nova Corumbá, deve disponibilizar até 30 jovens, com idade entre 15 e 17 anos, para participar do mutirão. São todos moradores da região compreendida entre o Guanã I e II, Guarani, Loteamento Pantanal, Jardim dos Estados e Nova Corumbá.

 

Gincana

 

Por outro lado, a Secretaria de Saúde está conclamando toda a população para participar do mutirão interbairros contra a dengue que acontece nos dias 10 e 11 de maio. A ação conta com parceria de várias instituições, entre elas as associações de moradores, e visa a eliminação de focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

 

A gincana contará com sete provas e, neste domingo (06), a equipe da Unidade de Saúde da Família Dr. Humberto Pereira, do Bairro Nossa Senhora de Fátima, realizo uma das provas da gincana na Igreja Nossa Senhora de Fátima e na 3ª Igreja Batista, por meio de palestras educativas visando sensibilizar a comunidade do bairro. Para terça-feira (08), está marcada prova educativa na Escola Otacílio Faustino, a partir das 08 horas, e uma passeata de conscientização com saída em frente à escola, às 15 horas.