Fórum debate soluções para combater a mendicância em Corumbá

O I Fórum Municipal de Enfrentamento à Mendicância de Corumbá que acontece no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez, teve continuidade nesta quinta-feira (24) pela manhã, com início dos debates e levantamento de propostas para implantação de políticas públicas visando solucionar um grave problema social que afeta a região pantaneira.

 

O Fórum é realizado pelas Secretarias de Assistência Social e Cidadania e a Especial de Integração das Políticas Sociais, que objetiva debater políticas públicas para inclusão social de pedintes e moradores de rua. Esta manhã, a discussão contou com três eixos temáticos. São eles: Diretrizes para construção de um protocolo de atendimento integrado; Políticas públicas para inclusão das pessoas em situação de rua e Serviço especializado de abordagem social. Ao término de cada eixo, serão elaboradas alternativas em busca de soluções para o combate à mendicância.

 

Os palestrantes circularam nos espaços para apresentação do seu eixo, sendo cada momento com duração aproximada de 20 minutos para palestra e 20 minutos para elaboração de propostas, garantindo que todos possam ouvir todos os temas.

 

A Gerente de Programas e Projetos Sociais, Adelma Galeano destacou a importância da realização dos debates. “Esse momento é muito importante porque estamos trazendo toda sociedade civil, para que juntos possamos elaborar propostas que culminam no primeiro plano de combate à mendicância para a população em situação de rua”, ressaltou.

 

Considerada uma política ousada, Adelma enfatizou também o interesse da Prefeitura Municipal de Corumbá está realizando um programa voltado para a minoria.

 

No período da tarde, será realizado o eixo quatro que envolve os temas relacionados a Álcool e Drogas, fatores que causam a mendicância. Participaram dos debates desta manhã técnicos do conselho tutelar, sociedade civil, além de toda equipe dos projetos sociais desenvolvidos pela Prefeitura.