Encontro municipal mobiliza sociedade no Dia de Luta Antimanicomial

Será realizado nesta sexta-feira (18) o I Encontro Municipal de Saúde Mental: Desafios e Perspectivas da Luta Antimanicomial, a partir das 13h30, no auditório Dr. Salomão Baruki, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O evento pretende proporcionar espaço de discussão sobre os serviços implantados no município na área de saúde mental.

 

A iniciativa é realizada pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e organizada pelo Centro de Atenção Psicossocial José Fragelli, em parceria com o curso de Psicologia da UFMS. O objetivo desta ação é mobilizar a participação da sociedade nesta luta, para que juntos possam refletir e discutir questões importantes na área onde o bem-estar do ser humano constitui-se como preocupação.  

 

Durante a manhã, a partir das 8 horas, no Jardim da Independência, será realizada exposição dos trabalhos realizados pelos pacientes atendidos pelo Caps José Fragelli. No mesmo horário, haverá panfletagem nas ruas da cidade. O evento faz parte da programação do Dia Nacional de Luta Antimanicomial.

 

O dia 18 de maio marca as ações que culminaram em um Movimento de Reforma Psiquiátrica, há mais 20 anos. Por meio dele foi possível várias mudanças no sistema de atendimento e assistência em saúde mental no Brasil. Entre elas, estão a implantação dos Centros de Atendimento Psicossocial (Caps), para substituir os hospitais psiquiátricos e assim possibilitar aos usuários o fortalecimento do convívio familiar e social.