Corumbá celebra Dia Mundial sem Tabaco com atividades educativas

O Dia Mundial sem Tabaco será marcado pela conscientização durante toda esta quinta-feira (31), em Corumbá. As atividades estão a cargo da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, e se desenvolverão nas Unidades de Saúde, escolas, centros comunitários e em vias urbanas.

 

A programação foi elaborada pelo Núcleo de Assistência a Saúde da Família (NASF), que demonstra preocupação com os números da Organização Mundial da Saúde, dando conta de que as mortes por causa do tabagismo são alarmantes. Estima-se que, a cada dia, 100 mil crianças tornam-se fumantes em todo o planeta e que cerca de cinco milhões de pessoas morrem, por ano, vítimas do uso do tabaco.

 

A programação prevê atividades na Unidade Básica de Saúde da Família do Vitória Régia, às 7 horas, com uma caminhada, e às 8 horas com um café da manhã, além de panfletagem e orientação sobre o Programa de Abordagem e Tratamento do Fumante, e uma palestra no centro comunitário local.

 

No Fernando Moutinho, às 8 horas, blitz educativa com distribuição de panfletos e campanha “troque a nicotina por uma vitamina”; no São Bartolomeu em parceria com o Breno de Medeiros I, às 8 e 12 horas,  14:00 horas, palestra na Escola Ângela Maria Perez; na Popular Velha, às 7 horas, palestra com mesa de café da manhã.

 

No Paulo Maissato, na Nova Corumbá, às 7 horas, palestra com mesa de café da manhã; São Bartolomeu, às 8 horas, palestra; no Beira Rio, às 8 horas, divulgação do Programa de Abordagem e Tratamento do Fumante, e na Unidade Básica Saúde da Família Breno de Medeiros, às 8 horas, palestra sofre o fumo.